URUGUAIANA JN PREVISÃO

Agronegócio

Irga instala plataforma de monitoramento à distância em Uruguaiana

Na última semana a Estação Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) da Fronteira Oeste, localizada em Uruguaiana, passou a contar agora com um sistema de monitoramento à distância e em tempo real de volume de água usado, consumo de energia elétrica e controle do motor elétrico. Essa nova tecnologia permite um melhor acompanhamento das pesquisas em irrigação nas culturas de arroz, soja e milho. 

"Esse sistema é o que há de mais moderno na área de monitoramento em vazão de água", afirma o coordenador regional da Fronteira Oeste, engenheiro agrônomo Cleiton Ramão. As informações fornecidas pela plataforma podem ser acessadas pelo celular, tablet ou computador.

Com dados de telemetria disponíveis em tempo real, é possível agilidade e precisão nas tomadas de decisões de produtores, agrônomos e gerentes de lavoura, permitindo assim reduzir custos ou melhorar o uso dos recursos hídricos e elétricos durante a safra, tornando cada vez mais eficiente a agricultura de precisão.

O sistema, denominado Integro - Plataforma IoT, foi instalado pela empresa Eletroeste Tecnologia e Automação. Conforme a empresa, "com dados de telemetria disponíveis em tempo real aos produtores, agrônomos e gerentes de lavoura, é possível agilidade e precisão nas tomadas de decisões, permitindo reduzir custos ou melhorar o uso dos recursos hídricos e elétricos durante a safra, tornado cada vez mais eficiente a agricultura de precisão".

No início do mês, a equipe da Eletroeste fez uma demonstração da plataforma para o diretor técnico do Irga, Ricardo Kroeff, a gerente de pesquisa, Flávia Tomita, e os pesquisadores Danielle Almeida, Gabriela Magalhães, Pablo Badinelli e Cleiton Ramão.


Irga instala plataforma de monitoramento à distância em Uruguaiana Anterior

Irga instala plataforma de monitoramento à distância em Uruguaiana

Federarroz apresenta painel de mercado do arroz e da soja Próximo

Federarroz apresenta painel de mercado do arroz e da soja

Deixe seu comentário