URUGUAIANA JN PREVISÃO

Agronegócio

Manejo correto das pastagens otimiza nutrição animal e aumenta lucratividade

A nutrição animal pode representar cerca de 70% do custo da produção e o manejo correto das pastagens ajuda a reduzir estes gastos na fazenda. São estratégias simples que irão con-tribuir no aumento da quantidade de animais por hectare, assim como no ganho de peso diário. Além destes fatores, a otimização no uso das pastagens também vai possibilitar mais dias de uso da forrageira, diminuir o gasto com suplementação e aumentar a lucratividade.

O engenheiro agrônomo Armindo Barth Neto, coordenador técnico da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, ressalta a importância em manejar bem as pastagens para obter os benefícios acima elencados. Explica que controlando o quanto o animal consome da planta é possível alcançar uma produção média maior do que se não houver nenhum tipo de manejo. "Sem colocar adubo, sem fazer grandes investimentos, simplesmente por manejar a planta na altura certa, é possível multiplicar por três ou até quatro vezes mais a produção de um pasto", afirma, lembrando que com a altura certa sabe-se o quanto de folha tem no pasto ou quanto o animal consegue comer bem a partir de determinada altura.

De acordo com Barth Neto, um dos dilemas enfrentados no manejo das pastagens é adminis-trar a relação da planta com o animal, já que para crescer a planta precisa de folhas, e para crescer e produzir o animal precisa comer estas folhas. Destaca que existe um ponto ótimo para conciliar esses dois fatores, mostrado por várias pesquisas, e cada espécie de planta tem uma altura ideal. "Por exemplo, na pastagem de inverno, falando mais para a realidade do Sul do Brasil, a altura de entrada ideal de uma aveia é 30 centímetros e o consumo pelo animal tem que ser de, no máximo, 40% desta altura, ou seja, 18 centímetros. Já para o azevém, a altura de entrada deve ser de 20 centímetros, rebaixando para 12 centímetros, e na braquiá-ria 40 centímetros rebaixando até os 24 centímetros", observa, colocando que com essas alturas o animal consegue se alimentar bem e as plantas ficam com muita folha e seguem sempre em crescimento, produzindo.

Outra questão importante levantada pelo engenheiro agrônomo, é o número de piquetes ou subdivisões que às vezes não fica dentro do ideal tanto na pecuária de leite quanto na de corte. "Nesse modelo que a gente trabalha é importante frisar que não é obrigatório o pro-dutor utilizar a divisão de piquetes, mas ela auxilia bastante no manejo para mostrar ao ani-mal o melhor local para comer. No entanto, recomendamos que não sejam muitas divisões para evitar que fique pasto pronto para trás, o que acaba trazendo perdas no manejo", in-forma. Segundo ele, o ideal é que nas pastagens de inverno não passe das 12 divisões, e nas de verão sejam trabalhadas entre duas até oito divisões, no máximo.

Barth Neto destaca ainda a importância de o produtor ajustar bem a carga, não colocar ani-mais demais na área, e sempre monitorar isso junto com as alturas das plantas. "Recomen-damos que comece com uma unidade animal de 450 quilos por hectare e vá monitorando, principalmente nessas pastagens de inverno agora, para que o pasto não rebaixe demais e aí sim o produtor vai regulando a carga. Caso o pasto comece a crescer demais, coloca mais animais, se o pasto baixar muito rápido, a carga deve ser reduzida", enfatiza.


IBGE prevê safra recorde de 288,1 milhões de toneladas em 2023 Anterior

IBGE prevê safra recorde de 288,1 milhões de toneladas em 2023

Seguro rural atinge recorde de mais de 217 mil apólices contratadas em 2021 Próximo

Seguro rural atinge recorde de mais de 217 mil apólices contratadas em 2021

Deixe seu comentário