URUGUAIANA JN PREVISÃO

10ª CRE está com inscrições abertas para curso de libras para surdos

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está com inscrições abertas para o curso de alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico para surdos. O curso tem duração de 60 horas e as inscrições devem ser feitas até o dia 20/8, na coordenadoria, que fica na rua Duque de Caxias, nº 2827.

As aulas iniciam dia 27/8, no salão de atos da 10° CRE, e serão ministradas uma vez por semana (todas as segundas-feiras, das 18h30 às 21h), pela professora Lídia Mari Rodrigues dos Santos, que integra o setor de Assessoria de Educação Especial da 10ª CRE e pela professora Valéria Scangarelli, docente na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Para fazer a inscrição é necessário apresentar CPF, data de nascimento, telefone e e-mail para certificação. Podem se inscrever surdos de diferentes idades que não se alfabetizaram em Libras.

"O curso é voltado para os surdos e é uma ação da Assessoria de Educação Especial da 10ª CRE, pois muitos têm sofrido com a falta de comunicação e informação. A maioria desse público-alvo são oriundos de famílias de ouvintes e são ensinados mediante uma língua oral, o que de acordo com estudos recentes, não é apropriada para surdos, pois não envolve a sua língua natural: a Língua dos Sinais", comentou a professora Lídia Mari Rodrigues.

A titular da 10ª CRE, professora Sara Duzac Cardoso, ressaltou que o curso é uma forma de reparar as lacunas identificadas e estimular a apropriação, mesmo que tardia da Libras, proporcionando a construção de um vocabulário mais aprofundado da Língua de Sinais. "É uma oportunidade de os surdos da nossa cidade desenvolverem o processo de aquisição da linguagem, tanto da Libras, sua primeira língua, quanto da Língua Portuguesa sua segunda língua", ressaltou.

Os alunos vão aprender sobre a história dos surdos até os dias atuais, vocabulário, parâmetros primário e secundário, gênero, números, pronomes, cumprimentos, cores, dias, semanas, meses, horas, sistema monetário, alimentos, animais, vestuário, família, entre outros assuntos.

Anterior

Inep já registra mais de 11 mil cursos enquadrados no exame

Trabalhos de alunas uruguaianenses integra coletânea nacional de poemas Próximo

Trabalhos de alunas uruguaianenses integra coletânea nacional de poemas

Deixe seu comentário