combate à violência
Cram poderá receber o nome de Ana Carolina Collazzo

Helena Biazi/JC | Acervo Pessoal - Câmara aprova homenagem para Ana Carolina Collazzo, em iniciativa que reforça combate à violência contra a mulher em Uruguaiana.
Na manhã desta quinta-feira, 3/7, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi aprovado uma indicação para que o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) receba o nome de Ana Carolina Collazzo. Agora, a indicação será encaminhada ao prefeito Carlos Alberto Delgado de David (PP).
A proposta foi feita pela bancada Progressista, que busca por meio desta homenagem não esquecer um dos crimes que parou a cidade. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a gravidade da violência contra a mulher e reforçar a importância da proteção e do acolhimento às vítimas.
O CRAM atua na assistência a mulheres em situação de violência, é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado e oferece atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.
Preservar a memória de Ana Carolina por meio de um serviço que poderia ter mudado o seu destino se já existisse na época é reforçar um compromisso para impedir que essas histórias se repitam. No último levantamento do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher, lançado pelo Ministério das Mulheres, em 2024, foram registrados 1.450 feminicídios no Brasil, 12 a mais do que em 2023.
Crime marcou Uruguaiana
No dia 20 de setembro de 2012, Ana Carolina Collazzo foi assassinada pelo namorado, Leonardo Matte. A jovem foi degolada após uma discussão com o parceiro em um Piquete montado em alusão ao Dia do Gaúcho, no bairro São Miguel.
Em seu depoimento da época, Leonardo afirmou que ambos haviam ingerido bebida alcoólica e que a briga foi gerada por ciúmes. Anteriormente à fatalidade, ele já havia agredido fisicamente a vítima. O assassino foi condenado há 21 anos de prisão, entretanto, já se encontra em liberdade.
O CRAM está localizado na Rua Doutor Maia, 3112, e funciona das 8h às 14h. Pode-se entrar em contato pelos telefones: (55) 3911-3018 ou (55) 99696-1357.
Deixe seu comentário