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Estado sobe cinco posições no ranking de alfabetização

Freepik-Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 81 – A meta é recuperar as perdas da pandemia até 2025.

Estado sobe cinco posições no ranking de alfabetização 

Em apenas dois anos, o Rio Grande do Sul viu o índice de crianças que concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler e escrever mudar. A ascensão foi notável, impulsionando o Estado de uma modesta 11ª posição para um destacado 6º lugar no ranking nacional. Essa escalada foi marcada por um aumento de quase 30 pontos percentuais. 

O anúncio dos dados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 28/5, trouxe uma onda de otimismo. O relatório do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um programa abraçado pelo governo federal, todos os Estados e a vasta maioria dos municípios brasileiros, revelou um salto significativo no desempenho educacional gaúcho. Agora, 63% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no Estado alcançaram a alfabetização, uma conquista que merece ser celebrada. 

No entanto, é importante destacar que, apesar desse avanço notável, o desempenho do Rio Grande do Sul ainda não retornou aos patamares pré-pandemia. Em 2019, o Estado atingiu um impressionante índice de 68%, garantindo a terceira posição no país. Essa queda temporária, embora compreensível dado o contexto desafiador da pandemia, indica que ainda há trabalho a ser feito para restaurar totalmente os níveis anteriores de alfabetização. 

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada não apenas relata os progressos, mas também estabelece metas ambiciosas para o futuro. Até 2030, a meta é que mais de 80% dos alunos do 2º ano em todas as unidades federativas do Brasil sejam proficientes em leitura e escrita. Atualmente, apenas o Ceará alcançou esse feito, com 85% de suas crianças nesta etapa educacional dominando essas habilidades fundamentais.  

No Rio Grande do Sul, as metas são claras: superar as perdas causadas pela pandemia nos indicadores de alfabetização até 2025, visando atingir 69% de crianças letradas. E até 2026, a expectativa é ultrapassar a marca de 70%. Esses objetivos demonstram um compromisso renovado com a excelência educacional e o bem-estar das crianças gaúchas, preparando o caminho para um futuro mais promissor e igualitário. 

81 – A meta é recuperar as perdas da pandemia até 2025. Freepik/Ilustração 


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