Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Comemorações
Instituto Farroupilha Campus Uruguaiana completa 10 anos
IFFar Uruguaiana-Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - - O ato ocorreu no Ginásio Esportivo da instituição.
O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) campus Uruguaiana, completou 10 anos nesta segunda-feira, 10/6. Para marcar a data, ocorreu uma solenidade no Ginásio Esportivo da instituição, que contou com a presença de servidores, alunos, prefeitos da região e autoridades locais.
Participam do evento os prefeitos de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Melo, de Barra do Quaraí, Maher Jaber Mahmud, e o ex-prefeito de Uruguaiana, Luis Augusto Schneider. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, professor Carlos Lehn, representou a reitora. Também participam da solenidade os diretores-gerais do Campus Uruguaiana, Jhonathan Alberto dos Santos Oliveira, e do Campus São Borja, Artênio Rabuske.
O diretor da instituição comentou sobre a importância da solenidade. “O dia de ontem foi especial, renovamos o nosso compromisso com a excelência e com a inovação. Continuaremos a buscar maneiras de aprimorar nossos métodos de ensino, a integrar novas tecnologias e a criar um ambiente acolhedor e estimulante para todos os nossos alunos. Isso só é possível graças ao apoio e dedicação dos servidores e colaboradores terceirizados. O trabalho deles é essencial para o bom funcionamento da nossa instituição. Aos nossos estudantes, reforçou que todas as nossas ações são por eles, para criar mais oportunidades, para proporcionar uma sociedade mais justa e sem desigualdades, é por um futuro melhor” afirmou Jhonathan Alberto Oliveira.
Uma década voltada ao ensino
O então Campus Avançado de Uruguaiana iniciou suas atividades em 10 de junho de 2014, em que eram oferecidos cursos de qualificação profissional ligados ao Pronatec e cursos técnicos.
Em 2015, a sede definitiva do IFFar em Uruguaiana foi inaugurada. A estrutura, inicialmente da Unipampa, foi reformada pela Prefeitura Municipal para abrigar a unidade do Instituto. As atividades letivas começaram com o curso Técnico Subsequente em Informática, com duas turmas de 35 alunos cada.
Entre 2016 e 2019, a unidade expandiu significativamente, oferecendo novos cursos e inaugurando novas instalações, incluindo um ginásio esportivo. Em 2016, a unidade abriu mais dois cursos concomitantes ao Ensino Médio: Técnico em Administração e Técnico em Informática para a Internet. Em 2018, foram lançados os cursos integrados ao Ensino Médio: Técnico em Administração e Técnico em Informática.
Campus autônomo
No dia 7 de maio de 2024, a unidade de Uruguaiana tornou-se um campus autônomo, marcando um importante capítulo na sua história. Essa autonomia permite aumentar o quadro de docentes e técnicos-administrativos em educação, bem como ampliar o atendimento aos estudantes no município. A capacidade da instituição, que antes podia contar com 20 professores, 13 técnicos-administrativos e atender 400 alunos, foi dobrada. Agora, o campus pode ter 40 professores, 26 técnicos-administrativos e atender 800 estudantes.
Atualmente, o Campus Uruguaiana conta com 24 professores efetivos, 5 substitutos e 14 técnicos-administrativos em educação. A unidade oferece quatro cursos técnicos e uma graduação para 369 alunos. Sua infraestrutura inclui um prédio administrativo, um prédio de salas de aula, uma área de convivência, uma quadra esportiva e um ginásio. Os cursos técnicos oferecidos atualmente são: Técnicos Integrados em Administração e Informática, e Técnicos Subsequentes em Manutenção e Suporte em Informática e Marketing.
Em abril de 2024, dirigentes da unidade se reuniram com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, para discutir planos de desenvolvimento. Entre os projetos estão a construção de uma biblioteca e um refeitório, com um investimento total de R$ 3,3 milhões.
A partir de 2025, o Campus Uruguaiana vai oferecer três novos cursos de graduação: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Administração e Licenciatura em Matemática EAD.
Deixe seu comentário