URUGUAIANA JN PREVISÃO

Etapa Regional

Mostra Científica 2025 reúne estudantes na Biblioteca Municipal

Divulgação. - Iniciativas vão desde soluções práticas do dia a dia até propostas tecnológicas para o futuro.

Na manhã desta quinta-feira, 11/9, a Biblioteca Pública Municipal foi palco da Mostra Científica das Escolas Estaduais do RS 2025 – Etapa Regional da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que chegou à sua terceira edição. O evento, que teve início às 8h30, reuniu alunos, professores e a comunidade escolar em torno do tema “Rumo à COP 30: Criando Caminhos para a Sustentabilidade”. 

 

A programação contemplou a recepção das delegações com café da manhã, seguida da apresentação e avaliação de projetos durante o turno da manhã. Já à tarde, foram divulgados os resultados e realizada a premiação. No total, 60 trabalhos foram inscritos por 32 escolas da rede estadual pertencentes aos cinco municípios da 10ª CRE: Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Barra do Quaraí e Manoel Viana. 

 

A Mostra foi organizada de forma a valorizar todas as etapas de ensino. Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Cada segmento contou com três avaliadores, todos servidores da 10ª CRE, responsáveis por analisar a criatividade, a relevância e a aplicabilidade das propostas. 

 

Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféus, enquanto os segundos e terceiros lugares foram agraciados com medalhas. Além disso, todos os participantes levaram para casa certificados de participação. Os projetos que alcançaram as primeiras posições garantiram vaga na fase estadual da Mostra Científica, programada para acontecer entre os dias 7 e 11 de outubro, em Porto Alegre. 

 

Projetos em destaque 

 

As ideias apresentadas pelos estudantes abordaram desde soluções simples para o cotidiano até propostas inovadoras com base em tecnologia e ciência. Entre os trabalhos, destacaram-se iniciativas como: “Elevador hidráulico com palitos de picolé”, da Escola Estadual de Ensino Médio (E.E.E.M) Dr. João Fagundes. “Eco-Vigia: drone solar autossustentável”, da E.E.E.M. Professora Lilia Guimarães.  

 

Também o “Sabão líquido sustentável”, do E.E.E.M Embaixador João Baptista Lusardo. “Micorrizas e a sustentabilidade na produção de alimentos”, da Marechal Cândido Rondon e “Preservando nosso futuro”, da Escola Estadual Paso de Los Libres. 

 

As propostas abordaram ainda temas como reciclagem de lixo eletrônico, reaproveitamento de resíduos orgânicos, produção de energia limpa, cuidados com a saúde mental, combate à dengue e preservação ambiental. 

 

Participação expressiva 

 

De acordo com a assessoria da 10ª CRE, durante a manhã, a Biblioteca Pública Municipal recebeu um público estimado entre 200 e 250 pessoas, entre estudantes, professores e familiares, que acompanharam as apresentações. A atmosfera foi marcada pelo entusiasmo dos jovens e pelo compromisso com a construção de um futuro mais sustentável. 


Mostra Científica 2025 reúne estudantes na Biblioteca Municipal Anterior

Mostra Científica 2025 reúne estudantes na Biblioteca Municipal

Pelo segundo ano, Estado é destaque em inovação no país Próximo

Pelo segundo ano, Estado é destaque em inovação no país

Deixe seu comentário