Salves vidas
Banco de Sangue está com estoque crítico de O+ e A+

Divulgações - O Banco de Sangue Municipal da Santa Casa de Uruguaiana registra estoques críticos dos tipos O+ e A+, com O- em constante demanda.
O Banco de Sangue Municipal registrou níveis críticos nos estoques de sangue dos tipos O positivo e A positivo. De acordo com a responsável técnica pelo serviço, enfermeira Mari Naziazeno, no momento o serviço recebe grande demanda desses tipos e, a situação atual do estoque requer atenção e reforça a importância de doações regulares para atender à demanda.
A profissional também destaca a importância das doações de A e O negativo, o chamado sangue universal. Ele é o único que pode ser transfundido em pacientes com outros tipos sanguíneos, o que faz com que haja bastante demanda.
A necessidade de sangue é contínua e imprevisível. “As transfusões seguem períodos cíclicos, períodos de maior e menor demanda dependendo da quantidade de cirurgias e ciclos de pacientes oncológicos, mas não temos como prever a quantidade de transfusões em caráter de urgência”, explica a Enfermeira, destacando que “o hospital possui várias portas de entrada que atendem urgências impossíveis de prever”. No último trimestre, a Santa Casa realizou 657 transfusões.
Os pedidos de doações, por sua vez, acompanham a demanda por transfusões. “Se transfundimos mais, pedimos mais doações”, explica ela, destacando que o sangue tem prazo de validade: 35 dias o concentrado de hemácias, cinco dias o concentrado de plaquetas, e 12 meses o plasma.
Como doar?
O processo de doação é simples e rápido. Ele envolve triagem, na qual profissionais conferem pressão arterial, hemoglobina e histórico médico; coleta, que dura cerca de 10 a 15 minutos com retirada de aproximadamente 450 ml de sangue; e recuperação, com alguns minutos de repouso e hidratação.
Os requisitos para doação incluem estar em boas condições de saúde, alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior) no dia da doação, portar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (na primeira doação, não pode ter completado 60 anos) e, para menores de idade, estar acompanhado de responsável legal para autorização. Não pode ter ingerido álcool nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três.
As coletas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. o Banco de Sangue funciona e anexo ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana. Atualmente, o hospital também realiza campanhas externas em parceria com o Exército e a OAB, reforçando a importância de manter os estoques abastecidos. “Doação é um ato de solidariedade que salva vidas diariamente”, destaca Mari.
Deixe seu comentário