Retomada de atendimentos
Oncologia voltará a receber novos pacientes, mas pediatria segue fechada

Gabriela Barcellos/HC - Retomada dos atendimentos a novos pacientes será gradual, a partir de hoje
A Secretaria Municipal de Comunicação, que vem falando em nome do Hospital Santa Casa, anunciou que o hospital “deve retomar as primeiras consultas e consultas de retorno para pacientes que aguardavam atendimentos na oncologia com médicos da radioterapia e quimioterapia”. Apesar de os pacientes em tratamento estarem recebendo atendimento, desde o início do mês, o setor não estava realizando novas consultas, ou consultas de retorno. Ou seja, novos pacientes não estão sendo admitidos.
“Desde o início do mês, a agenda estava fechada para novas consultas ou consultas de retorno. Mas os pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia continuaram sendo atendidos”, disse ao CIDADE o secretário de Comunicação, Jeffersom Almeida. A situação ocorreu por conta de atraso no pagamento dos salários dos médicos do setor.
De acordo com a Prefeitura, uma “articulação da nova gestão com os médicos”, fez com que o impasse seja solucionado e os próprios médicos decidiram retomar os atendimentos a novos pacientes. Questionado sobre os termos dessas negociações, Almeida disse apenas que “a nova gestão está articulando para realizar o pagamento dos salários”.
O retorno será escalonado, a partir desta quarta-feira, 17/9, para atendimentos de radioterapia. Já as consultas de quimioterapia retornam de forma parcial somente. A previsão é que sejam integralmente normalizadas na segunda-feira, 22/9.
Pediatria
Já situação da Unidade de Internação Pediátrica do Hospital Santa Casa ainda não teve solução e as internações pediátricas seguem suspensas no hospital.
Crianças que necessitam de atendimento são acolhidas no Pronto Socorro, como de praxe, e se necessitam de internação, são cadastradas no sistema de gerenciamento de leitos do Estado, no aguardo de vagas em outros hospitais.
Até o momento não há previsão de reabertura da unidade.
Deixe seu comentário