Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola fortalece ações em Uruguaiana

Divulgação/Smed imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A integração do PSE com o Geração Consciente potencializa ações de saúde, prevenção e educação no ambiente escolar
O Programa Saúde na Escola (PSE) está presente em todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul. Para o ciclo 2025/2026, ele será integrado ao programa estadual Geração Consciente, que já atua em 170 cidades. Ambos os programas são voltados para adolescentes e jovens em idade escolar.
A iniciativa do governo federal, desenvolvida pelo Estado, por meio das Secretarias de Saúde (SES) e Educação (Seduc), contempla 14 ações essenciais, que são integradas aos projetos pedagógicos das escolas. O PSE abrange escolas da rede pública (estaduais, municipais e conveniadas) e as atividades podem ser realizadas em outros locais das comunidades, como centros de saúde, praças, ginásios esportivos, entre outros.
Já o programa Geração Consciente promove a saúde integral dos jovens através da abordagem de temas ligados a experiências pessoais, como saúde mental, violência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da Aids, como também de perspectivas de futuro. Ele é uma iniciativa da SES e da Seduc em parceria com a Unesco, o programa RS Seguro e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.
Na prática
De acordo com a Secretaria de Educação, Dirce Soares, o município segue avançando na promoção da saúde no ambiente escolar por meio do PSE, do qual o município faz parte desde 2017. O programa contempla todas as instituições de ensino, incluindo a educação infantil, e busca fortalecer a integração entre saúde e educação para melhorar a qualidade de vida dos estudantes.
Entre as iniciativas promovidas pelo PSE nas escolas da cidade, o que se destaca é a formação contínua dos professores, que recebem orientações mensais do Grupo Gestor Municipal para melhor abordar as temáticas do programa em sala de aula.
Além disso, são desenvolvidas diversas atividades voltadas para o bem-estar dos alunos, como:
As ações
Promoção de práticas corporais e atividades físicas, incentivando à adoção de hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes.
Prevenção de violências, bullying, álcool e outras drogas, com discussões e ações pedagógicas dentro das salas de aula para conscientizar os estudantes sobre os riscos e impactos dessas questões.
Direitos sexuais e reprodutivos, além da prevenção de DSTs e Aids, como também orientações para promover o conhecimento e a responsabilidade sobre a saúde sexual dos jovens.
Alimentação saudável, monitorando e incentivando uma dieta equilibrada nas cantinas e refeitórios das escolas, promovendo hábitos alimentares mais nutritivos.
As crianças e adolescentes acolhidos pelo PSE na cidade, também fazem a prevenção e o cuidados contra a dengue. Dentro das salas de aula, os estudantes têm oficinas práticas, produção de repelentes caseiros, com o objetivo de envolver os alunos na luta contra o mosquito Aedes aegypti.
O Programa Saúde na Escola reforça a importância da articulação entre diferentes setores e áreas, educação e saúde, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para os estudantes.
Deixe seu comentário