URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pós-graduação

Aluna de Uruguaiana defende primeira tese de doutorado da Unipampa

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Ocorreu na última semana, a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (PPG ECQVS) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A tese, que tinha como tema: Investigação acerca de ações Transversais em escolas da Argentina, Brasil e Uruguai, foi defendida pela doutoranda egressa do campus Uruguaiana Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, orientada pela professora Dra. Andréia Salgueiro e coorientada pelo professor Dr. Vanderlei Folmer.

A pesquisa investigou o desenvolvimento de ações transversais em países fronteiriços pertencentes ao Mercosul. Foram realizadas atividades de pesquisa e formação de professores em cidades pertencentes à tríplice fronteira entre Uruguaiana e Barra do Quaraí (Brasil) Paso de los Libres (Argentina) e Bella Union (Uruguai). Ainda, a pedido do Ministerio de Educación de Corrientes, foram realizadas atividades na cidade de Corrientes, na Argentina.

Como principal desfecho, a tese indica que a transversalidade, apesar de sua significância e da orientação dos documentos oficiais, ainda é desenvolvida de maneira reduzida na prática educativa dos participantes do estudo. O emprego desta estratégia de ensino tem se configurado como deficitário em decorrência da escassez de subsídios em formações continuadas com foco neste tipo de abordagem. Para aproximar-se da transversalidade, é preciso superar paradigmas educacionais e cessar a dissociação de conteúdos tradicionais de temas contemporâneos e urgentes à sociedade. Isso deve ser feito aliando a formação docente com políticas educativas que tenham em conta a renovação do compromisso formativo, que permita ao professor problematizar o contexto em que a escola está inserida.

O trabalho de Cátia Viçosa estava alocado na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa. A doutoranda é egressa do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Campus Uruguaiana e, após a graduação, o mestrado em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Retornou à Unipampa para cursar o doutorado na ocasião da abertura do PPG ECQVS. No total, a defesa pública contou com 41 participantes, a maioria discentes do PPG ECQVS, conforme relato do professor Vanderlei Folmer.

O Programa de Pós-graduação é caracterizado por ser uma atividade interinstitucional de associação ampla, constituído por orientadores vinculados à Unipampa e duas instituições associadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e UFSM. A primeira seleção ocorreu no primeiro semestre de 2018 e conta com diversas pesquisas em andamento. Considerando os ingressantes na mais recente seleção, há previsão de outras 29 defesas de tese até o ano de 2024, e 47 defesas de mestrado até o ano de 2022.


Capacitação em Letramento Digital estreia nesta quinta-feira Anterior

Capacitação em Letramento Digital estreia nesta quinta-feira

Inscrições abertas para congresso de Metodologias Ativas Próximo

Inscrições abertas para congresso de Metodologias Ativas

Deixe seu comentário