URUGUAIANA JN PREVISÃO

até quinta-feira

Inscrições abertas para congresso de Metodologias Ativas

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Entre os dias 9 e 12 de outubro, acontecerá o primeiro Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica. O evento ocorrerá de forma virtual, com a participação de diversos especialistas em Metodologias Ativas de Aprendizagem. Os educadores da rede estadual do Rio Grande do Sul poderão se inscrever nas 100 vagas gratuitas até a esta quinta-feira, 30/9, através do link: https://bit.ly/3ifnhNi

As metodologias usadas por professores têm a finalidade de possibilitar que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado. Dentre elas estão: robótica, aprendizagem baseada em problemas ou em projetos, cultura maker, design thinking, entre outras. Embora não sejam novidades na Educação, a busca por esses métodos se intensificou com o ensino remoto na pandemia. O congresso foi pensado especialmente para professores e demais profissionais da educação básica, com o objetivo de compartilhar conhecimento e inspirar educadores brasileiros a trabalhar as Metodologias Ativas de Aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento, como humanidades, linguagens, ciências, matemáticas e artes.

Para as conferências, mesas e debates não há limite de vagas e a inscrição também é gratuita no site https://bit.ly/39PyJdO. Todos os participantes ganharão certificado. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP), da Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies (PANPBL), e do Instituto iungo, organização que promove o desenvolvimento profissional de educadores e patrocínio do Instituto MRV.

O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Universidade de São Paulo se dedica a promover estudos, pesquisas e ações de intervenção que levem à reinvenção da educação e dos processos pedagógicos inerentes às relações de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades.

A PAN-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies é a principal entidade acadêmica no mundo que busca promover fóruns educacionais de discussão para profissionais das mais variadas áreas de conhecimento e concepções de aprendizagem baseada em problemas e metodologias ativas de aprendizagem, bem como pretende promover a cooperação entre indivíduos e instituições sobre pesquisas científicas.

O iungo é um instituto sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o desenvolvimento profissional de professores no Brasil. O instituto aposta na potência transformadora dos educadores e gestores escolares. Com esse foco o iungo promove formação docente, produz material didático e pedagógico, desenvolve pesquisas sobre a atuação docente e sobre inovação em educação.


Aluna de Uruguaiana defende primeira tese de doutorado da Unipampa Anterior

Aluna de Uruguaiana defende primeira tese de doutorado da Unipampa

Unipampa lança revista eletrônica de extensão e cultura Próximo

Unipampa lança revista eletrônica de extensão e cultura

Deixe seu comentário