"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Alunos aprendem em sala de aula sobre como são aplicados os impostos
Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Para incentivar a participação de todos, temas como orçamento público, ingresso de receitas, despesa pública e fiscalização fazem parte da rotina em sala de aula, mostrando aos estudantes uruguaianenses e à sociedade em geral que cidadania se aprende todos os dias.
Desde 2013, o município de Uruguaiana desenvolve junto às escolas públicas, o programa de Educação Fiscal (PEF/RS), instituído por lei estadual, visando levar ao cidadão, informações simplificadas da origem e do destino dos recursos públicos, visando a transparência de todas as ações ligadas à administração pública.
A partir deste trabalho foram criadas condições e a parceria entre o Governo Estadual e o Município para a inclusão e disseminação deste tema junto aos educandários da cidade.
Em Uruguaiana, a Secretaria Municipal da Fazenda desenvolve ações específicas ao longo do ano, atendendo a demanda de escolas públicas que buscam levar o conhecimento aos estudantes de informações sobre os temas ligados à educação fiscal.
Em 2018, cerca de 300 alunos do 3º e 4º ano foram atendidos pelo trabalho dos fiscais fazendários municipais Luciana Caputto, Fátima Alves e Donaldo Azambuja. Por meio da dinâmica de trabalho do grupo, as escolas interessadas recebem material didático relacionado ao tema e os profissionais treinados dissertam sobre o conteúdo. "É um programa que busca levar a conscientização aos estudantes sobre onde é investido o valor dos impostos e o retorno que ele poderá proporcionar à população", explica o secretário adjunto da Fazenda, Rodrigo Santariano.
Além disso, serve como agente disseminador para pais e responsáveis sobre a importância dos impostos na sociedade.
As escolas interessadas em contar com o trabalho podem entrar em contato com o setor, na Secretaria Municipal da Fazenda, através do telefone 3911-3230. Os últimos trabalhos desenvolvidos em 2018 abrangeram as escolas Castelo Branco (Município) e Romaguera Côrrea (Estado). A intenção para o próximo ano é também chegar às escolas privadas.
Deixe seu comentário