URUGUAIANA JN PREVISÃO

Hermeto Bermudez

Após 10 meses no escuro, HB receberá gerador

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Estadual da Educação autorizou a instalação emergencial de um gerador na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto Pinto Bermudez, em Uruguaiana. A instalação do equipamento ocorrerá na próxima segunda-feira, 30/8. O gerador ficará em funcionamento até o término da obra no setor elétrico da escola. A informação foi confirmada pela secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, em reunião com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes, no final da tarde desta quinta-feira 26/8.

A Escola Hermeto Pinto Bermudez está sem energia elétrica desde novembro de 2020. Devido à queda de um poste no ano passado e obras não concluídas, os alunos que voltaram às aulas presenciais neste semestre estão tendo aulas no escuro.

Neste mês de agosto completam 10 meses que a Escola Estadual está com a energia elétrica cortada. Em novembro do ano passado, um poste caiu inutilizando o transformador. A escola comunicou o Governo do Estado a fim de iniciar o processo licitatório para as obras de restauração. Uma empresa de Pelotas ganhou a licitação e iniciou as obras, com previsão de 60 dias para a conclusão. No entanto, a obra não foi terminada em razão do projeto elétrico realizado pela empresa não ter sido aprovado pela Rio Grande Energia (RGE). A falta de solução do problema, levou profissionais da educação a uma manifestação durante a visita do governador do Estado, Eduardo Leite, quando inaugurava o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BP Choque).

De acordo com o vice-diretor do turno matinal, Leandro Teixeira, no início do semestre houve o retorno gradual das aulas presenciais na Rede Estadual. Os alunos, cujos responsáveis assinaram o termo de responsabilidade autorizando a retomada das atividades na escola, já estão em aula. Dessa maneira, as turmas do 1º ao 5º ano estão tendo aulas no escuro.

Além da falta de luz, as salas também estão sem ventilador e ar-condicionado. Outros setores também foram afetados. No refeitório, os equipamentos elétricos não podem ser utilizados, o que inviabiliza o serviço completo da merenda. A secretaria está funcionando parcialmente e de maneira remota. Segundo Leandro, as autoridades já foram notificadas diversas vezes.


Turno integral beneficia mais de 200 alunos Anterior

Turno integral beneficia mais de 200 alunos

Abertas inscrições para concurso de educação fiscal Próximo

Abertas inscrições para concurso de educação fiscal

Deixe seu comentário