Alceu Wamosy
Turno integral beneficia mais de 200 alunos

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Cerca de 200 alunos do interior do município têm acesso a um ensino em tempo integral na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Alceu Wamosy. Localizada na BR-472, na Vila João Arregui, o educandário tem uma abordagem diferente, na qual os alunos passam o dia inteiro em atividades.
Os alunos ingressam na escola às 8h e saem às 16h30min de segunda à sexta-feira, com exceção da quarta-feira, quando saem em seguida do almoço, em torno de 12h30min. Nessas tardes, os professores se reúnem para realizar o planejamento das atividades e se organizarem junto com a equipe da direção. A equipe de professores foi planejada para cumprir a carga horária somente na Alceu Wamosy a fim de haver mais engajamento e para que os projetos possam ter continuidade.
A maior parte das disciplinas conversam entre si. Além das matérias convencionais como matemática, português e ciências, existem diversas oficinas que trabalham áreas do conhecimento com objetivos pedagógicos. De acordo com a vice-diretora Maristela Melo Rodrigues, a escola tem uma carga horária de 800 horas de currículo de base e 600 horas de oficinas pedagógicas, que não são opcionais pois fazem parte da grade curricular do educandário. Dentro das oficinas estão o espaço literário, esporte e movimento, que são atividades complementares às trabalhadas em sala de aula. As turmas realizam as atividades separadamente, desde a as duas turmas de Educação Infantil até o 9º ano.
A escola fornece aos alunos quatro refeições por dia. Ao chegar, é servido o café da manhã. Durante o intervalo da manhã, é oferecida uma fruta aos estudantes, como lanche. Próximo de meio-dia há o almoço, que tem a duração de uma hora e meia. Esse horário extenso foi estudado pela direção analisando o comportamento das crianças após a refeição.
Com isso, os alunos podem descansar ou usufruir de atividades pedagógicas como brinquedo livre, onde é oferecido uma caixa de brinquedos, jogos, pebolim ou sala de vídeo. Além disso, outras atividades leves são ofertadas como, por exemplo, a hora da leitura. Nessa ocasião, um professor responsável faz a leitura de livros e revistinhas ou disponibiliza este material aos alunos.
Os alunos também podem usar a quadra, sob supervisão de um professor, e o pátio para descanso. Após esse momento, as aulas retornam novamente e por volta de 16h é oferecido mais um lanche antes do aluno voltar para casa. Nas quartas-feiras, dia em que os alunos retornam para casa mais cedo, eles vão logo após o almoço ser servido.
Durante a semana, a escola disponibiliza um horário para a oficina de acompanhamento pedagógico, na qual toda atividade que os professores passam para os alunos podem ser feitas naquele horário com o acompanhamento do professor encarregado. Dessa maneira, o trabalho que vai para casa é muito pouco e só haverá caso o professor peça alguma atividade que envolva os pais e responsáveis.
Os alunos passam sete horas por dia dentro do colégio e, por isso, a coordenação determinou que todas as tarefas sejam realizadas na própria escola. Escolas convencionais têm a duração média de quatro horas diárias. O turno integral foi implementado para que o aluno se desenvolva melhor e tenha o acompanhamento necessário para isso.
Além dessas práticas, a escola tem uma banda e anualmente ocorre a Invernada Artística. Está nos planos da direção da escola criar uma oficina de violão, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou os instrumentos musicais. No entanto, com a chegada da pandemia não foi possível continuar o projeto. Atualmente a escola conta com o ensino híbrido.
A Lei do Turno Integral nas escolas, é um projeto de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT). Aprovado em 2013, o projeto foi implementado na escola Alceu Wamosy através do trabalho da equipe docente.
Deixe seu comentário