Unipampa
Atividades de paralisação seguem na quinta-feira
Na quinta-feira, 15/12, seguem as atividades de paralisação na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana. A programação inicia às 8h30, com a aula aberta com a docente Eliade Lima, que abordará o tema "Ações para educação nas relações étnico-raciais". E às 18h30 a aula aberta será com a Docente Daiana Avila, que abordará o tema "Impacto dos cortes na pesquisa e na pós-graduação da Unipampa" e encerrando as atividades do dia a professora Maria Medianeira Ibanez Alberto que irá conversar com os acadêmicos sobre os movimentos sociais no município. A professora também é uma das grandes apoiadoras do movimento.
Para a sexta-feira, 16/12, último dia de mobilizações, está prevista para às 17h30min uma caminhada em forma de protesto, com o local de concentração a ser divulgado em breve. E para encerrar a programação, às 18h30 será realizada a última aula aberta com Rafael Malheiros, fisioterapeuta chefe do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, egresso da universidade e esteve à frente do movimento estudantil enquanto aluno.
As aulas abertas funcionam como uma roda de conversa e são ministradas na Praça Barão do Rio Branco. São mediadas por professores da universidade que se dispõem em falar sobre diversos temas pertinentes ao momento vivenciado.
Um dos atos mais importantes vivenciados ao longo da paralização foi a reunião extraordinária realizada na Câmara de Vereadores na manhã do dia 13/12, onde os estudantes colocaram em pauta e fizeram algumas solicitações referentes ao fornecimento de alimentação gratuita no restaurante popular em período de suspensão do RU; cessão de um prédio público para sediar uma moradia estudantil em Uruguaiana e pressionamento em relação as dificuldades históricas de transporte público.
Deixe seu comentário