URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cerimônia

Comemorações dos 15 anos da Unipampa iniciam hoje 

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - São oferecidos 9 cursos de graduação na área da saúde.

Começa hoje, 11/1, as comemorações dos 15 anos da Universidade Federal da Unipampa (Unipampa) no auditório do Campus Bagé. A solenidade terá início às 9h e será transmissão pelo canal oficial da instituição no Youtube.

Na programação acontece a entrega do título Doutor Honoris Causa in memoriam a Oliveira Ferreira da Silva. A entrega do título será feita pelo Reitor da Unipampa, professor Roberlaine Ribeiro Jorge a partir das 9h. Na sequência da programação ocorre o Painel Unipampa 15 anos: criação, história e compromisso com a região, com a participação do reitor e ex-reitores da universidade.

No campus Uruguaiana estão instalados nove cursos de graduação. São eles Aquicultura, Ciências da Natureza, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Aquicultura, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária. Além disso, há cursos de pós-graduação e especializações nas áreas de bioquímica, ciências fisiológicas, ciência animal e especialização em atividade física em saúde e ciências farmacêuticas.

Nesses 15 anos de atuação, o campus Uruguaiana vem desenvolvendo várias atividades de ensino, pesquisa e extensão na cidade. Uma delas são a atividades de ensino com os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do curso de fisioterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Os atendimentos contemplam em média 40 crianças com distúrbios motores (paralisia cerebral, síndromes genéticas, atraso global no desenvolvimento, entre outros). Os atendimentos são realizados como atividades de estágio supervisionado na área de neurologia infantil. Mensalmente são realizados 400 sessões na Apae, incluindo os três eixos de ensino, pesquisa e extensão.

Os docentes que coordenam as atividades na Apae são a professora Eloá Chiquetti, Doutora em Ciências do movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS) e o professor Christian Caldeira Santos, Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade da Feevale. "A Unipampa tem um papel importante no cenário municipal no que se refere à saúde. O município não consegue atender essa demanda que nós atendemos...é uma atividade especializada: neurologia infantil são poucos profissionais na área." Relata a professora Eloá.

Os atendimentos não são exclusivos para crianças da APAE, o público em geral pode solicitar desde que tenha uma indicação de fisioterapia neurológica infantil.

Outro projeto voltado para a saúde é o Projeto Saúde da População Negra, que é uma política criada em 2009 pelo Sistema único de Saúde (SUS). O projeto iniciou em 2014 no município e foram realizadas entrevistas, exames e palestras de orientação e demais encaminhamentos de uma parcela representativa da população negra da cidade. As coletas foram realizadas em diversos bairros e cerca de 220 pessoas já participaram. Os principais resultados indicaram que estas pessoas, em sua maioria jovens, apresentam já, fatores de risco cardiovascular como hipertensão e diabetes.

O projeto é coordenado pela professora Jacqueline da Costa Escobar Piccoli, Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Restaurante Universitário reabre no dia 18   Anterior

Restaurante Universitário reabre no dia 18  

Inscrições para o Revalida 2023/1 iniciam em 16 de janeiro Próximo

Inscrições para o Revalida 2023/1 iniciam em 16 de janeiro

Deixe seu comentário