"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Documentário 'Quilombo Rincão dos Fernandes' é lançado em Uruguaiana
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi lançado na última segunda-feira, 26/11, na escola Marechal Cândido Rondon, em Uruguaiana, o documentário Quilombo Rincão dos Fernandes, na qual é resultado do Projeto de Pesquisa Territórios Negros na Fronteira Oeste: mapeamento dos municípios de São Borja e Uruguaiana. Iniciativa dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena (Neabi) Campus Avançado Uruguaiana e Campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
O documentário foi dirigido pelo professor Joel Guindani da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a pesquisa foi coordenada por Priscyla Hammerl, Izabel Barbosa e Kauana Amaral. O projeto envolveu alunos bolsistas e voluntários participantes do GT Aiyê, como Camilla Maria Ferreira, Kamyla Mello e Stefani Tobias, as alunas de Gastronomia de São Borja, Carol Belmonte bolsista (Fapergs) e Laís Quevedo Cortes (bolsista PIBIC -ES), aluna do Técnico de eventos integrado Julia Belmonte (bolsista PIBIC- ET) e a aluna do campus Avançado Uruguaiana de Técnico em Informática concomitante Patrícia Moraes Moreira (PIBIC-ET).
Na ocasião, estava presente a Matriarca do Quilombo, Maria de Castro Moraes acompanhada de filhos, netos e bisnetos. Durante o evento, também, houve a apresentação do trabalho intitulado Resgate da sabedoria popular: plantas medicinais da comunidade Rincão dos Fernandes, de autoria da professora Joana Moreira Moleda e apresentação do Projeto Territorialidades negras, desenvolvido pelas professoras da 10ª CRE, Judith Ovídia e Marlize Greco.
Deixe seu comentário