URUGUAIANA JN PREVISÃO

Documento que institui Referencial é entregue às entidades educacionais

Diego da Costa/Seduc imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Conselho Estadual de Educação (Ceed) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no RS (Uncme-RS) entregaram, na manhã de terça-feira, 18/12, à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), o documento oficial que institui o Referencial Curricular Gaúcho. O encontro, ocorrido na sede do Ceed, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), divulgou a resolução n° 345 que estabelece e orienta as escolas estaduais, municipais e privadas, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, sobre os procedimentos para implementação da diretriz curricular que irá funcionar de forma complementar à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de 2019.

O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, destacou envolvimento dos mais de 120 mil educadores na construção do Referencial Curricular Gaúcho e a importância do regime de colaboração. "Quero dizer que eu me sinto muito gratificado por ter contribuído para o desenvolvimento desta política pública que irá modernizar o currículo, qualificar o modelo pedagógico das escolas e atender melhor os estudantes", explicou.

Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS), Marcelo Malmann, o ano de 2019 será fundamental para implementação do novo currículo. "A partir deste momento temos uma grande caminhada pela frente. Este trabalho, realizado de forma conjunta, é uma grande conquista para a educação", destacou.

A coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no Rio Grande do Sul (Uncme-RS), Fabiane Bitello, salientou que o trabalho de implementação do Referencial e da nova BNCC ainda não chegou às salas de aula. "Até o momento, todos os professores tiveram uma noção dos elementos a serem trabalhados, mas esse processo ainda não chegou lá na ponta. É preciso fazer este movimento e ter a consciência que estamos apenas no início", afirmou.

A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEEd), Sônia Veríssimo, agradeceu aos demais conselheiros pelo trabalho desenvolvido e falou a respeito das mudanças que vão ocorrer nas escolas. "Este é um momento histórico para nossa educação. A partir deste momento, cada instituição de ensino irá elaborar o seu projeto pedagógico com base no Referencial Curricular Gaúcho", refletiu.


BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.


Referencial Curricular Gaúcho

Com o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, buscou junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. O novo projeto, que já começa a ser implantado em 2019, visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Conceitos dos cursos de graduação e instituições estão disponíveis para consulta Anterior

Conceitos dos cursos de graduação e instituições estão disponíveis para consulta

Primeira edição de 2019 do Sisu ofertará mais de 235 mil vagas Próximo

Primeira edição de 2019 do Sisu ofertará mais de 235 mil vagas

Deixe seu comentário