URUGUAIANA JN PREVISÃO

Datafolha

Dois em cada três alunos precisam de reforço escolar, mostra pesquisa

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Após dois anos de pandemia, pais e responsáveis dizem que estudantes precisam de reforço escolar para recuperar a aprendizagem. Segundo relato das famílias, pelo menos dois em cada três estudantes precisarão de apoio em algum conteúdo.

Para 28% dos responsáveis, a prioridade das escolas nos próximos dois anos deve ser justamente a promoção de programas de recuperação. Os dados são da pesquisa "Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias", realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As perguntas foram feitas por telefone a 1.306 pais e responsáveis de 1.850 estudantes, em todo o país, em dezembro de 2021.

Para eles, os estudantes devem receber apoio principalmente em matemática (71%), língua portuguesa (70%), ciências (62%) e história (60%).

Consideradas apenas crianças em fase de alfabetização, esse percentual sobe: 76% precisarão de mais atenção das escolas na retomada das aulas presenciais, segundo as famílias.

Este entendimento dos pais vai de encontro com outro levantamento, divulgado recentemente pela organização Todos pela Educação, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que mais de 40% das crianças com 6 ou 7 anos de idade não sabiam ler ou escrever em 2021, o que representa mais de 2,4 milhões de crianças no país.

Retorno presencial

A pesquisa aponta ainda que 83% dos estudantes da rede pública que retornaram às atividades presenciais ainda em 2021 estão evoluindo no aprendizado.

De acordo com as famílias, os alunos que voltaram a acompanhar presencialmente às aulas estão mais animados (86%), mais otimistas com o futuro (80%), mais independentes para realizar as tarefas (84%) e mais interessados nos estudos (77%) do que aqueles que continuaram no ensino remoto.


Professora Marisele lança livro voltado à alfabetização Anterior

Professora Marisele lança livro voltado à alfabetização

Escolas privadas retomam as aulas presenciais Próximo

Escolas privadas retomam as aulas presenciais

Deixe seu comentário