Rede Estadual
Dom Hermeto tem o melhor desempenho no Ideb

Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Escola Estadual Dom Hermeto alcançou a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, entre as escolas da Rede Estadual de Ensino de Uruguaiana. Os números foram divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre os alunos de 4º e 5º anos a nota obtida foi de 6,7 pontos, maior que a meta, que era de 6,5 para 2019. Já entre os alunos de 8º e 9º anos a nota foi de 5,5 pontos, atingindo a meta traçada. Em 2017 as notas foram de 6,5 (4º e 5º anos) e 4,9 (8º e 9º anos).
A diretora da Escola Dom Hermeto, professora Vera Regina Berny, comemorou o resultado e disse que é fruto do trabalho de uma equipe. "Em um momento de desvalorização da educação, trabalhamos para que nossa escola melhore cada vez mais", pontuou.
A professora disse que, embora seja uma escola central, o Dom Hermeto recebe alunos de todos os bairros da cidade, e falou ainda dos projetos em mente. "Quando assumimos a direção em 2019, com vários projetos, que não conseguimos levar adiante devido à greve e à pandemia, sabíamos da tarefa de manter uma escola pública de qualidade. Temos vários projetos que visam melhorar esses índices: reorganizamos a escola com uma sala para atividades que visam desenvolver o aluno como um todo", ressalta. Entre eles há a banda, que já participou de concurso ano passado, judô, xadrez, atletismo, ênfase à leitura, teatro, grupos de conversas, entre outros.
"Além disso, estamos sempre dando oportunidade para que o grupo de discentes se atualize, visando o melhor atendimento dos nossos alunos. No momento em que estamos vivendo, nossos alunos estão sendo atendidos integralmente pelas redes sociais pela equipe diretiva, pedagógica e professores. Damos todo apoio para que não estejam desassistidos", completa a diretora.
A coordenadora regional de Educação, Sara Cardoso, disse que a melhora nos índices alcançados pelas Escolas Estaduais no Ideb de 2019, é o resultado de várias ações realizadas no decorrer dos anos de 2017 e 2018. "Nossas escolas passaram a trabalhar com metodologias ativas, efetivamente com as competências e habilidades e principalmente conhecendo e dedicando-se a fundo aos descritores de aprendizagens, os quais foram apresentados e estudados pelas equipes gestoras junto a equipe pedagógica da 10ª CRE", explica.
"Esses resultados nos mostram a importância do protagonismo dos nossos professores em suas propostas pedagógicas, mostrando assim seus talentos. Descobrimos também gestores comprometidos com a aprendizagem dos alunos e com a qualidade da educação. Vimos estudantes, famílias e toda a comunidade escolar envolvidos plenamente com o processo educativo", frisa.
Elisa Valls e Romaguera Corrêa
O Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls tem o segundo melhor desempenho, com nota de 6,6 para 4º e 5º anos, superando a meta traçada que era de 6,5 para 2019. Já o Romaguera Corrêa é o terceiro melhor da rede estadual em Uruguaiana, com nota de 6,1, também para 4º e 5º anos, mas abaixo do traçado, que também era de 6,5 para 2019.
Confira os resultados das demais escolas pelo seguinte endereço: ideb.inep.gov.br/resultado.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.
Deixe seu comentário