URUGUAIANA JN PREVISÃO

EJA

Escolas do Município oferecem Educação para Jovens e Adultos

O município de Uruguaiana oferece a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas da rede municipal, Escola Rui Barbosa e Escola Moacyr Ramos Martins, totalizando 115 estudantes matriculados. Além disso, a cidade é pioneira no ensino da Robótica Educacional no EJA e também oferta o aperfeiçoamento profissional na área de informática básica com a parceria do Instituto Federal Farroupilha.

O objetivo principal do trabalho é desenvolver habilidades e objetos de conhecimentos que sejam pertinentes e significativos para o público-alvo, que são jovens, adultos e idosos. Como cita o Documento Orientador do Município (2019), “daí a importância dessa modalidade assumir um currículo próprio, pautado nas necessidades, singularidades e especificidades dos estudantes, vinculado às práticas sociais, numa proposição emancipatória”.

Na Escola Rui Barbosa os alunos são matriculados em etapas, sendo as etapas iniciais I, II e II e as etapas finais IV, V e VI. Atualmente são 65 alunos matriculados e a gestão é realizada pelas professoras Cleuza Lopes Pereira e Ieda Maria Weiler Machado.

Na Escola Moacyr Ramos Martins os alunos são matriculados em módulos, sendo os módulos iniciais I e II, e os módulos finais III, IV e V. Atualmente são 50 alunos matriculados e a gestão é feita pelos professores Marcelo Barreto e Alisson Sabedra.

As duas escolas propõem oficinas de Robótica Educacional, sendo Uruguaiana pioneira na oferta, como recurso didático/pedagógico capaz de ampliar e dinamizar as possibilidades de ensino e aprendizagem. A robótica visa fomentar o desenvolvimento cognitivo, trabalho em equipe e planejamento de projetos e pesquisas relacionado o campo teórico, neste caso, as disciplinas de matemática, física, biologia, geografia. com a prática, o robô, por exemplo, ou seja, a robótica educativa propõe estreitar as lacunas entre a teoria e a prática.

O EJA é coordenado atualmente na Secretaria Municipal de Educação (Semed) pela professora Katya Karina Figueiredo Machado.  Mensalmente são feitas reuniões de formação continuada com os educadores, com o objetivo de refletir sobre a sua prática pedagógica e elencar estratégias diferenciadas para atingir seus objetivos com esse grupo de estudantes de uma modalidade diferenciada, que requer metodologias específicas para garantir o acesso e a permanência na escola, para isso, os educadores são estimulados a refletir sobre diferentes temas, repensando suas ações para qualificar a cada instante o seu trabalho junto aos estudantes.

As atividades com os estudantes de EJA valorizam a pessoa, respeitando as idades, as perspectivas, suas visões de mundo, ampliando-as e ressignificando-as. Por isso, todo planejamento proposto tem intencionalidade pedagógica, o que se quer que o jovem e o adulto conheçam e aprendam para seu uso concreto e significativo.

“Temos estudantes que buscam a escola para resgatar seus sonhos, de uma educação que lhes foi negada no tempo certo, para isso, respeitar essas particularidades é de suma importância, dar ao aluno de EJA o reconhecimento e o apoio que precisa para se sentir valorizado enquanto sujeito ativo numa sociedade diversa, que não é estática”, destaca a secretaria de educação, Maria Helena Bairros.

Valorizar a equidade na EJA, batalhando por todas as estratégias possíveis, para que cada um aprenda, no seu tempo, do seu jeito e com relevância e significado para a sua vida, é objetivo doa educadores.

Marista Sant’Ana celebra 119 anos de história em Uruguaiana Anterior

Marista Sant’Ana celebra 119 anos de história em Uruguaiana

Escolas recebem materiais para laboratórios de ciências Próximo

Escolas recebem materiais para laboratórios de ciências

Deixe seu comentário