URUGUAIANA JN PREVISÃO

Escolas estaduais escolhem diretores e vices para gestão 2019/2021

Aconteceu no dia, 27/11, em todos os municípios do Rio Grande do Sul a Eleição de Diretores da Rede Pública Estadual de Ensino, conforme a Portaria nº 314/2018, que estabelece os procedimentos e orientações para o processo de indicação nas funções de diretor e vice-diretor dos estabelecimentos de ensino. A votação para eleger a gestão 2019/2021 iniciou às 8h e seguiu até as 21h. A previsão é de que todos os resultados das eleições sejam divulgados até o período da tarde desta quarta-feira, 28/11.

Concorrerem professores e servidores de escolas que possuem curso superior na área de educação e que atendam às demais condições estabelecidas na Lei nº 10.576/1995 e no Decreto 49.502/2012 que regem a matéria. Atualmente a rede possui, em atividade, 63.320 professores e 17.883 servidores, em 2.539 escolas. Puderam votar alunos regularmente matriculados, a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos, pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos, professores e os demais servidores, efetivos ou contratados temporariamente, em exercício no estabelecimento de ensino, no dia da votação.

Com base na portaria Nº 314/2018, assinada pelo secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, que estabelece os procedimentos e orientações para o pleito, o mandato é de três anos.

Em Uruguaiana, são 32 escolas estaduais, porém, o Instituto Estadual Leda Maria Pereira da Silva, Senador Salgado Filho, Getúlio Vargas, Antonio Londero, Júlio de Castilhos, Felisberto não tiveram candidatos. Para esses casos, o mais titulado é indicado, e se houver empate ganha o mais velho.

A coordenadora regional de Educação, Sara Elizeth Duzac Cardoso, percorreu as escolas durante o dia para acompanhar a votação. "A votação está tranquila. Pela manhã visitei oito escolas", comentou em entrevista ontem no início da tarde.

Este ano houve predominância de chapas únicas. De acordo com a coordenadora Sara as escolas que tiveram duas chapas foram: Lilian Guimarães, Uruguaiana, Adir Mascia e Flores da Cunha.


Novidade

A grande novidade deste ano é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training) entre outros. A carga horária é de 120 horas, dividido em três etapas, sob a forma de Ensino à Distância (EAD), em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos. Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse ainda neste ano.

Inscrições para novos alunos na rede municipal encerram semana que vem Anterior

Inscrições para novos alunos na rede municipal encerram semana que vem

Próximo

Eleição para diretores acontece nesta terça-feira

Deixe seu comentário