Mostra
Escolas expõem trabalhos singulares na 5ª Mostra Pedagógica do Cpers
Na quarta-feira, 8/11, o município de Uruguaiana (21º Núcleo) recebeu a 5ª Mostra Pedagógica do Cpers, que vem encerrando suas etapas regionais. Dez projetos desenvolvidos por cinco escolas da região preencheram a sede do núcleo com pesquisas nas áreas de biologia e sociologia.
A tesoureira do Cpers, Rosane Zan, que tem viajado por todo Rio Grande do Sul acompanhando a feira, mencionou o quanto a escola pública dá retorno aos filhos e filhas de trabalhadores e o quanto o Sindicato trabalha pela valorização dessas instituições. “Esse é o papel do Cpers: cada vez mais lutar pela qualidade da educação pública”, reiterou.
Diretora do Departamento de Aposentados(as) do Cpers e conterrânea da cidade fronteiriça, Glaci Weber ressaltou que o estado precisa que alunos e professores tragam a público o que são capazes de fazer. “Nós, aposentados, estamos apostando as nossas fichas em vocês. Sejam criadores e não comandados”, aconselhou.
Com o intuito de oferecer possibilidades de economia e de renda para seus estudantes, a professora Glades Morin, criou o trabalho “Sabão Sustentável” com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana. “Como nós temos diversos alunos carentes, eu achei muito importante desenvolver esse projeto, porque é um produto supereconômico. Eles vão usar somente óleo, soda e detergente e assim já se faz o sabão ou sabonete”, explica.
Além de iniciativas que revelam a consciência ambiental de educadores e educandos, a Mostra Pedagógica do Sindicato elucida a preocupação da comunidade escolar em pautar a sociedade com assuntos urgentes, como a violência de gênero.
O projeto “A Favor Delas!”, executado por estudantes do Instituto Estadual Romaguera Corrêa, tratou de produzir um videodocumentário que, a partir de três entrevistas, busca auxiliar na identificação de situações de violência contra a mulher e realizar um trabalho de conscientização sobre a problemática. “A gente entrevistou toda rede que atende a mulher vítima de violência aqui na cidade, desde a Delegacia da Mulher, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher até a Patrulha Maria da Penha”, explicou o aluno Murilo Flores.
Elton Machado, Maria Tereza Lunardini e Felipe Carvalho escolheram quais projetos seguirão para a etapa estadual da 5ª Mostra, que acontece no dia 28 de novembro, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. O encontro, que irá celebrar a potência da escola pública, será aberto ao público.
Trabalhos selecionados:
Categoria: Ensino Médio
1° lugar projeto: A favor delas! Escola Romaguera Corrêa
2° lugar projeto: Uso tradicional de plantas medicinais para cura de doenças na comunidade de Uruguaiana. Escola Dr. João Fagundes
Categoria: Ensino Fundamental – Anos finais
1° lugar projeto: Horta DH e um espaço sustentável. Escola Dom Hermeto
2° lugar projeto: Me aceita como sou. Escola Dom Hermeto
Deixe seu comentário