URUGUAIANA JN PREVISÃO

Mostra

Escolas expõem trabalhos singulares na 5ª Mostra Pedagógica do Cpers

Na quarta-feira, 8/11, o município de Uruguaiana (21º Núcleo) recebeu a 5ª Mostra Pedagógica do Cpers, que vem encerrando suas etapas regionais. Dez projetos desenvolvidos por cinco escolas da região preencheram a sede do núcleo com pesquisas nas áreas de biologia e sociologia.  

A tesoureira do Cpers, Rosane Zan, que tem viajado por todo Rio Grande do Sul acompanhando a feira, mencionou o quanto a escola pública dá retorno aos filhos e filhas de trabalhadores e o quanto o Sindicato trabalha pela valorização dessas instituições. “Esse é o papel do Cpers: cada vez mais lutar pela qualidade da educação pública”, reiterou. 

Diretora do Departamento de Aposentados(as) do Cpers e conterrânea da cidade fronteiriça, Glaci Weber ressaltou que o estado precisa que alunos e professores tragam a público o que são capazes de fazer. “Nós, aposentados, estamos apostando as nossas fichas em vocês. Sejam criadores e não comandados”, aconselhou.     

Com o intuito de oferecer possibilidades de economia e de renda para seus estudantes, a professora Glades Morin, criou o trabalho “Sabão Sustentável” com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana. “Como nós temos diversos alunos carentes, eu achei muito importante desenvolver esse projeto, porque é um produto supereconômico. Eles vão usar somente óleo, soda e detergente e assim já se faz o sabão ou sabonete”, explica.  

Além de iniciativas que revelam a consciência ambiental de educadores e educandos, a Mostra Pedagógica do Sindicato elucida a preocupação da comunidade escolar em pautar a sociedade com assuntos urgentes, como a violência de gênero. 

O projeto “A Favor Delas!”, executado por estudantes do Instituto Estadual Romaguera Corrêa, tratou de produzir um videodocumentário que, a partir de três entrevistas, busca auxiliar na identificação de situações de violência contra a mulher e realizar um trabalho de conscientização sobre a problemática. “A gente entrevistou toda rede que atende a mulher vítima de violência aqui na cidade, desde a Delegacia da Mulher, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher até a Patrulha Maria da Penha”, explicou o aluno Murilo Flores. 

Elton Machado, Maria Tereza Lunardini e Felipe Carvalho escolheram quais projetos seguirão para a etapa estadual da 5ª Mostra, que acontece no dia 28 de novembro, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. O encontro, que irá celebrar a potência da escola pública, será aberto ao público.  

Trabalhos selecionados: 

Categoria: Ensino Médio  

1° lugar projeto: A favor delas! Escola Romaguera Corrêa 

2° lugar projeto: Uso tradicional de plantas medicinais para cura de doenças na comunidade de Uruguaiana. Escola Dr. João Fagundes 

Categoria: Ensino Fundamental – Anos finais  

1° lugar projeto: Horta DH e um espaço sustentável. Escola Dom Hermeto  

2° lugar projeto: Me aceita como sou. Escola Dom Hermeto  

 


Colégio Agrícola faz visita ao Politécnico da UFSM Anterior

Colégio Agrícola faz visita ao Politécnico da UFSM

Inscrições abertas para cursos da Unipampa Próximo

Inscrições abertas para cursos da Unipampa

Deixe seu comentário