URUGUAIANA JN PREVISÃO

Bolsa

Ex-detento gaúcho é único brasileiro selecionado para bolsa de estudos internacional

Foto Wagner Meireless/ Ascom SSPS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Rodrigo dos Santos é palestrante, reciclador e desenvolve projetos sociais desde 2012

O reciclador e palestrante Rodrigo Sabiah teve confirmada a sua aprovação no processo seletivo para uma bolsa de estudos do programa Global Freedom Fellowship nesta quarta-feira,4/1. Rodrigo é egresso do sistema prisional gaúcho e desde 2012 atua em parceria com a Susepe e Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), através dos projetos "Vai Que Dá", "Trocando Uma Ideia" e "Vidas Pós-grades".

A bolsa de estudos é uma iniciativa da organização não-governamental americana Incarceration Nations Network (INN), e tem como objetivo capacitar agentes de mudança social no combate ao estigma contra pessoas com passagem pelo sistema prisional.

Rodrigo Sabiah é o único egresso do sistema prisional brasileiro selecionado para participar do programa. No processo seletivo, os organizadores da formação reconheceram o seu trabalho como reciclador, que oferece oportunidade para outros egressos; as palestras sobre as suas vivências na prisão; o seu trabalho voluntário em presídios, em abrigos para jovens em situação de vulnerabilidade social e em comunidades carentes do Brasil.

A sua inscrição foi incentivada por servidoras do Departamento de Públicas Penais (DPP) e do Departamento de Tratamento Penal (DTP), da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), e contou com carta de apoio do Conselho Penitenciário (Conspen), que o acompanha desde a sua saída do sistema prisional.

Além de Sabiah, 16 egressos do sistema prisional de outros países foram admitidos no Programa. Os países contemplados com a bolsa Global Freedom Fellowship foram: Brasil, Argentina, Colômbia, Nigéria, África do Sul, Quênia, El Salvador, Estados Unidos, República Tcheca, Reino Unido e Holanda.

Em março de 2023, os selecionados passarão 13 dias na Cidade do Cabo e em Joanesburgo, na África do Sul. Ao longo das duas semanas, compartilharão aprendizados e vivências sobre justiça social e sobre os tempos vivenciados na prisão. Também ajudarão na criação do currículo da próxima edição do Global Freedom Fellowship. 

Inscrições para o Revalida 2023/1 iniciam em 16 de janeiro Anterior

Inscrições para o Revalida 2023/1 iniciam em 16 de janeiro

Estudantes recebem premiação do Programa Geração Consciente Próximo

Estudantes recebem premiação do Programa Geração Consciente

Deixe seu comentário