URUGUAIANA JN PREVISÃO

Instituto Farroupilha

IFFar ofertará cursos de capacitação para o Exército

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) assinou, na manhã de segunda-feira, 15/8, um acordo de cooperação técnica com a 3ª Divisão do Exército (Comando Militar do Sul) para a execução de projetos, programas e ações conjuntas. O principal objetivo é proporcionar a oferta de cursos presenciais e a distância, sobretudo de formação inicial e continuada (FIC), para turmas de oficiais temporários e efetivos do Comando. O acordo de cooperação técnica tem o prazo de 60 meses.

Conforme a coordenadora, as tratativas dessa parceria começaram em 2019. Para ela, a assinatura do convênio é um grande passo para as duas instituições. Os próximos meses serão de organização para o início das atividades em 2023. Uma próxima reunião, em Santiago, vai discutir quais cursos poderão ser ofertados, conforme demandas do Exército e possibilidades do IFFar. Inicialmente, as ações ocorrerão na cidade de Santiago, onde a instituição já oferta cursos de extensão de interesse do Exército, mas deverão se expandir para outras cidades.

De acordo com o diretor de Extensão, Alcionir Pazatto Almeida, explica que a parceria nasceu de uma necessidade do Exército de reconhecer saberes e habilidades adquiridas pelos oficiais durante o serviço militar. Isso porque, apesar de desenvolverem ofícios e competências, essas pessoas não recebem certificação. Isso pode dificultar a empregabilidade daqueles que optam por não seguir a carreira.

O interesse do Exército pelo IFFar para preencher essa lacuna surgiu a partir de ações desenvolvidas pelo Campus Jaguari e pelo Centro de Referência Santiago. São exemplos os cursos de extensão de Língua Espanhola para a prova de proficiência do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (Dele) e o de Boas Práticas em Serviços de Alimentação, ofertados em unidades do exército da região. Além da participação de estudantes militares nos cursos técnico e FIC voltados à implantação de usinas fotovoltaicas.


RS tem três universidades em ranking das mil melhores do mundo Anterior

RS tem três universidades em ranking das mil melhores do mundo

Inscrições para pós EAD vão até 28 de agosto Próximo

Inscrições para pós EAD vão até 28 de agosto

Deixe seu comentário