URUGUAIANA JN PREVISÃO

Aeronáutica

ITA aumenta número de vagas nos cursos de graduação

Sargento Roberto imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), vai oferecer 25% a mais na quantidade de vagas para todos os cursos de graduação a partir de 2021. Com isso, a quantidade total passou de 120 para 150 no próximo exame de admissão a ser realizado ainda este ano, sendo 119 para os que decidirem cursar a graduação como civis e 31 para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

A Portaria do Comandante da Aeronáutica, que define o número de alunos para cada um dos seis cursos de graduação em Engenharia do ITA, foi publicada no dia 16 de julho.

"Como referência mundial na área de ciência e tecnologia, é extremamente importante que o ITA tenha esse aumento de engenheiros qualificados para atender as demandas nacionais e para o desenvolvimento de projetos espaciais", declarou o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerespacial (DCTA), organização a qual o ITA é subordinado, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

De acordo com o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, o Instituto vem trabalhando para suprir a infraestrutura física e de pessoal que dê o suporte necessário ao aumento do número de alunos, mantendo e, até mesmo, elevando o nível de excelência na formação de profissionais de Engenharia. "A ampliação no corpo discente do Instituto demonstra as expectativas positivas sobre nossa Instituição e, ao mesmo tempo, a confiança na retomada do crescimento por parte da nossa Nação", ressaltou.

Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, o ITA promoveu a contratação de 60 novos professores, ampliando o corpo docente em mais de 50%, realizou a construção de um novo prédio de cerca de 16 mil m², com salas de aula e laboratórios, onde está presente a Divisão de Ciências Fundamentais, e conta com dois prédios residenciais em plena construção, projetados para ampliar a capacidade de alojamento para mais 128 alunos, com previsão de entrega para o final de setembro deste ano.

Uma das características no projeto dos prédios residenciais dos alunos é a utilização de tecnologia aplicada à sustentabilidade, a partir de painéis fotovoltaicos, que permitirão o consumo de energia dentro dos conceitos de sustentabilidade. Há, também, a expectativa de que a ampliação da capacidade de alojamento de estudantes permita franquear apoio aos alunos de pós-graduação, aumentando ainda mais o interesse por essa gama de cursos do ITA.


IFFar retoma atividades acadêmicas remotas na próxima segunda Anterior

IFFar retoma atividades acadêmicas remotas na próxima segunda

Pesquisa revela impacto das desigualdades no mundo acadêmico Próximo

Pesquisa revela impacto das desigualdades no mundo acadêmico

Deixe seu comentário