URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pesquisa

Laboratório realiza projeto para conscientizar sobre o uso do protetor solar

Sandra Haas imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Equipe do Labfarm.

O Laboratório de Farmacologia e Farmacometria (Labfarm), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, desenvolve atividades de conscientização para crianças sobre os perigos do sol e a importância do uso do protetor solar.  

O projeto de extensão, Fotoproteção para crianças, existe desde 2011 e já realizou ações como palestras e aplicação de questionários em escolas rurais e urbanas do município. Em 2013, aproximadamente 250 alunos participaram das palestras e atividades sobre a prevenção do câncer de pele e os efeitos nocivos do sol. Após a palestra os alunos tiveram uma demonstração do uso correto do protetor solar, e receberam orientações sobre os principais horário de exposição ao sol. 

No questionário aplicado na época, 52% dos alunos das escolas rurais e 36% das escolas urbanas não se protegiam de maneira correta ou ficavam expostos sem nenhuma proteção contra o sol. Em 2020, o grupo apresentou os resultados sobre a importância da divulgação da fotoproteção e o uso adequado de maquiagens para crianças. As ações sobre a importância da proteção da pele ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruy Barbosa. Nesta ação os alunos do quarto ano responderam um questionário, no segundo dia assistiram uma palestra dinâmica e no terceiro dia participaram de brincadeiras educativas e jogos adaptativos. 

Projetos de Pesquisa 

Atualmente o Laboratório de Farmacologia e Farmacometria (Labfarm), está trabalhando no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de leishmaniose visceral canina, um problema recorrente na região. Este projeto tem o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos (INTC- Inofar), Prefeitura Municipal e a empresa HospVet. 

Outro projeto de pesquisa que atualmente está sendo desenvolvido pelo laboratório são estudos para o desenvolvimento de medicamentos que buscam tratar as complicações da covid-19. O estudo para o desenvolvimento da medicação tem como base as “tempestades de citoninas”, quadro de complicações que aparece em pacientes críticos que contraíram o vírus. A tempestade de citocinas é uma resposta inflamatória exacerbada que pode evoluir para a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e a falência múltipla dos órgãos. Este projeto está sendo desenvolvido por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. 


MEC divulga os editais do Sisu, Prouni e Fies Anterior

MEC divulga os editais do Sisu, Prouni e Fies

UFSM discute o retorno do vestibular como forma de ingresso Próximo

UFSM discute o retorno do vestibular como forma de ingresso

Deixe seu comentário