URUGUAIANA JN PREVISÃO

Evento

Após 10 anos, município terá Conferência Municipal das Mulheres

Ilustração/Pexels - Evento será realizado no Lions Clube em 16 de julho, com foco em escuta, debate e formulação de políticas públicas

A Prefeitura Municipal confirmou mudanças na realização da 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento, que anteriormente aconteceria na Câmara de Vereadores, foi transferido para o Lions Clube, e ocorrerá no próximo dia 16, quarta-feira, das 13h às 19h. 

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Juliana Tietböhl, a mudança de local se deu pela grande procura de inscrições: “A Câmara comporta apenas 80 pessoas sentadas, e não há estrutura adequada para os debates em grupos por eixos temáticos, que são fundamentais para o andamento da conferência”. 

A conferência se configura como um espaço de escuta, troca de experiências e formulação de propostas concretas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Os debates organizados por eixos temáticos possibilitam a identificação de desafios e a proposição de soluções reais e viáveis, que poderão ser encaminhadas para as etapas estadual e nacional. 

“A conferência não é apenas um evento. É um instrumento de transformação. Cada fala importa, cada proposta pode virar política pública. Queremos garantir, cada vez mais, os direitos das mulheres no nosso município” enfatizou Tietböhl. 

A nova Comissão Organizadora, presidida pela advogada Tatiele Medeiros Abbad da Rosa, é formada por representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e da Câmara de Vereadores. 

Representam o Executivo o Juliano Fernandes Paz, Tânia Angélica Cardoso Pereira, Kelly Martins da Silva e a Juliana Tozzi Tietböhl. Pela Câmara Municipal será representado por Ricardo Aires Simas. 

Já pela sociedade civil: Tatiele Medeiros Abbad da Rosa, Elisabete Souza Alves, Fabiane Ferreira da Silva, Marizeth Pinto Copceski, Sthépane Rodrigues Dias, Amanda Cavalcanti Mello de Paula, Jaluza Cardoso Bairros, Ana Maria Brongar de Castro, Maria Medianeira Ibanez Alberto, Alessandra Quintana Kovalski e Greice Ávila Schmeing.  

A 2ª Conferência representa uma oportunidade fundamental de participação social, reunindo poder público e comunidade para a construção de diretrizes que garantam avanços nas políticas de equidade de gênero em Uruguaiana. 

Histórico de ações 

A 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Uruguaiana foi realizada em 2015, sob a gestão do Prefeito Luiz Schneider (Partido?) e com uma equipe diferente da que atualmente organiza a segunda edição.  

Desde então, houve um intervalo de dez anos sem a realização do evento, em parte devido à ausência de normativas federais que orientassem a convocação de conferências nesse período. A retomada em 2025 ocorre em consonância com diretrizes do governo federal, que voltou a incentivar a construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres por meio desses espaços de participação social. 


Receita Federal doa dois veículos à Unipampa Anterior

Receita Federal doa dois veículos à Unipampa

Prefeitura e Unipampa lançam projeto para feirantes Próximo

Prefeitura e Unipampa lançam projeto para feirantes

Deixe seu comentário