URUGUAIANA JN PREVISÃO

No RS

Mais de 40 mil pessoas faltaram ao primeiro dia do Enem

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 apresentou um alto índice de abstenções em relação ao primeiro dia de aplicação de provas. No último domingo, 13/11, foram realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias e redação. No total, 42 764 estudantes não compareceram às salas de prova.

Em uma das salas da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto - um dos locais de prova em Uruguaiana - eram esperadas 17 pessoas. Contudo, somente dez inscritos compareceram ao exame no primeiro dia.

No Rio Grande do Sul, 27,7% das pessoas não compareceram à prova na versão impressa e 54,6% não foram fazer a prova no modelo digital. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no RS, dos 149 997 inscritos compareceram 108 489, o que representa 72,3% de participação na prova impressa. Por outro lado, dos 2 299 inscritos na prova digital, somente 1 043 estudantes estiveram no local de prova.

Conforme o Instituto, no Brasil, 2 490 880 participantes compareceram ao primeiro dia do Exame. O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões - impressa e digital. Entre os presentes, 2 458 504 realizaram as provas em papel, e 32 376, em computador. Em Uruguaiana não foi feita a aplicação na versão digital, somente impressa.

A estudante Tainá Nogueira, que pretende cursar Psicologia, alegou que a prova estava extremamente extensa e cansativa. "Os textos longos dificultaram a elaboração de uma tese mais consistente para a redação. Eu tive que optar em deixar de fazer a redação ou deixar de fazer algumas questão com qualidade e atenção", conta.

Redação

O tema da redação deste ano foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O texto, que obrigatoriamente deveria ser em estilo dissertativo-argumentativo, precisava ser desenvolvidos em até 30 linhas. As ideias devem ser defendidas e embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto.

O processo de correção, segundo o Inep, é monitorado em todas as etapas. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Resultados

Os resultados, de acordo com o Inep, serão divulgados na próxima quarta-feira, 23/11. No entanto, não há definição de quando os resultados das notas serão divulgados. Um dos motivos para isso é a complexidade da correção, com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui notas diferentes, a depender da complexidade da questão.

No próximo domingo, 20/11, os estudantes realizarão a segunda e última etapa de provas. Serão aplicadas 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias - que abrangem os temas de química, física e biologia - e outras 45 de matemática e suas tecnologias. Os alunos terão cinco horas para realizar as 90 questões propostas. A prova terá início às 13h30min e será encerrada às 18h30min, pelo horário de Brasília.

Escolta

Os Correios que realizam o transporte dos malotes com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio foram escoltados por policiais do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º Bpaf) em Uruguaiana e em Quaraí. O efetivo acompanhará também a entrega dos documentos no próximo domingo. Ao final dos dias de aplicação das provas, as equipe atuam em apoio durante o recolhimento dos malotes.

Em Uruguaiana, o exame foi aplicado em seis instituições de ensino: Marechal Cândido Rondon; Dom Hermeto; Rui Barbosa; Elisa Ferrari Valls; Marília Sanchotene Felice e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Além das escoltas, o efetivo, realiza no policiamento nos arredores dos locais de aplicação do exame, com a finalidade de garantir a segurança aos participantes.


Copavet arrecada 700kg de ração para cães Anterior

Copavet arrecada 700kg de ração para cães

Cartilha do Inep dá dicas para a redação Próximo

Cartilha do Inep dá dicas para a redação

Deixe seu comentário