Educação
MEC libera pagamento bolsas de assistência estudantil e pós-graduação
imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - o pagamento será feito até terça-feira 13/12.
O Ministério da Educação (MEC), anunciou no final da tarde de quinta-feira, 8/12, a liberação de R$ 50 milhões para o pagamento de todas as bolsas dos programas destinados à formação de professores de educação básica e do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A informação foi divulgada em nota pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A fundação Capes é vinculada ao MEC.
Logo após o anúncio, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se pronunciou dizendo que "A liberação de recursos pelo Governo Federal não é suficiente para manutenção de serviços essenciais e pagamento de todas as bolsas." No pronunciamento divulgado pela universidade ficou estabelecido que os alunos em vulnerabilidade socioeconômica receberiam os recursos entre a sexta-feira, 9/12 e segunda-feira 12/12. Os pagamentos repassados dos programas e auxílio de assistência são referentes aos meses de novembro e dezembro.
A Unipampa reiterou que mesmo com a liberação outras áreas permanecem comprometidas "não há dinheiro para pagamento de fornecedores e bolsas de ensino, extensão, iniciação científica e tecnológica e de pós-graduação continuam sem pagamento."
No início da noite de quinta-feira, o MEC anunciou a liberação de mais R$160 milhões para assegurar o pagamento dos 200 mil bolsistas da Capes referentes ao mês de dezembro. O pagamento deve ser feito até terça-feira, 13/12. A liberação dos recursos é para o pagamento de 100 mil bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).
Deixe seu comentário