URUGUAIANA JN PREVISÃO

Grade curricular

Novo currículo escolar estadual não prevê educação física para ensino médio

Ilustração / Redes Sociais imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O novo currículo escolar da rede estadual do Rio Grande do Sul foi publicado no fim de 2021 em portaria da Secretaria da Educação (Seduc). Entre as modificações que serão implantadas em 2022 está a de que alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio não terão a disciplina de educação física na grade de atividades.

Entidades ligadas a profissionais da área criticaram a mudança no currículo. A Delegacia Regional da Federação Internacional da Educação Física no RS chegou inclusive a enviar um ofício para o governo do estado defendendo a manutenção da disciplina nos anos finais do ensino médio.

Por meio de nota, a Seduc afirmou que a mudança na grade de disciplinas cumpre o previsto no novo ensino médio, que começa a ser implementado neste ano em todo o país. "A prática da Educação Física segue presente no currículo na formação geral básica e será desenvolvida também nos Itinerários Formativos, onde será ofertada nas trilhas formativas da área das Linguagens e suas Tecnologias e eletivas", diz o texto.

Com o novo ensino médio, a disciplinas viram áreas do conhecimento, sendo trabalhadas de maneira similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e deixam de ser ministradas como eram até então. As áreas da formação geral básica se dividem em linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias.

Para este ano letivo, só há previsão de um período semanal de educação física, para alunos do 1º ano, por mais que a realização de atividade física seja recomendada ao menos três vezes na semana segundo estudos científicos.


Unipampa Uruguaiana retoma atividades presenciais Anterior

Unipampa Uruguaiana retoma atividades presenciais

Transmissão no RS atinge maior nível desde fevereiro de 2021, revela pesquisa Próximo

Transmissão no RS atinge maior nível desde fevereiro de 2021, revela pesquisa

Deixe seu comentário