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Educação

Palestra sobre inclusão escolar lota o Ginásio Municipal

Thiago Valença/Secom PMU - Público lota o Ginásio Municipal para acompanhar palestra sobre inclusão escolar conduzida por Lucelmo Lacerda e Aída Brito

Na noite de segunda-feira, 24/11, a primeira conferência presencial do professor Lucelmo Lacerda e da psicóloga Aída Brito, atualmente as principais autoridades brasileiras em inclusão escolar, atraiu aproximadamente 1,5 mil participantes no Ginásio Municipal de Uruguaiana. O evento, organizado em colaboração com o Projeto Mãos que Incluem e a Prefeitura, reuniu educadores, pais e encarregados de cidades vizinhas interessados em debater desafios, provas científicas e práticas de inclusão na educação. 

Lacerda, um ícone brasileiro em políticas de inclusão e capacitação de professores, discutiu as mudanças enfrentadas pelos docentes frente às novas exigências do campo. Brito, famosa pela sua prática clínica fundamentada em ciência, enfatizou a relevância de observações acuradas e pesquisas recentes para assegurar intervenções efetivas. A presença marcante de especialistas de cidades próximas evidenciou a relevância regional do assunto. 

Abordagens apresentadas 

No decorrer da atividade, os oradores explicaram que o progresso das políticas de inclusão requer uma atualização contínua e estratégias de ensino mais acuradas. Durante a noite, receberam demonstrações de apoio e uma gratidão pública da autora do projeto, Natasha Pavin. Entidades governamentais assistiram ao evento e enfatizaram o empenho da cidade em expandir a capacitação das equipes. 

A visita de Lacerda a Uruguaiana foi particularmente significativa, pois marcou sua primeira apresentação presencial no Brasil em 2025. 

Ações em inclusão 

A Prefeitura mantém iniciativas como o Projeto Movimento, com atividades sensoriais e psicomotoras; expansão de salas sensoriais nas escolas; atendimento especializado na Policlínica Municipal; e contratação de auxiliares de inclusão. Formações periódicas buscam aprimorar o suporte a estudantes com deficiência ou transtornos e fortalecer a relação entre escolas e comunidade. 

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