Unipampa
Pesquisa analisa impacto da pandemia na saúde de idosos
Reprodução / Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Núcleo de Ensino e Pesquisa no Envelhecimento (NEPE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, está desenvolvendo uma pesquisa para avaliar como a pandemia afetou física e mentalmente os idosos.
O estudo é realizado pelo aluno do curso de Fisioterapia e membro do NEPE, David Vargas, para entender como a presença do coronavírus e a necessidade de isolamento social afetou a ocorrência de dores, quedas, o nível de atividade física e o bem-estar mental de pessoas acima de 60 anos.
De acordo com Vargas, o interesse pelo tema foi sendo desenvolvido ao longo do curso. "Durante a graduação passamos por várias áreas e quando realizei a disciplina de Fisioterapia em Gerontologia surgiu um grande interesse pelos idosos", explicou o graduando.
Ele conta que participou de ações como um grupo digital com 50 idosos no qual eram feitas ações de prevenção e promoção de equilíbrio, além da ação Vovô e Vovó na Rede Social que buscava ensinar a terceira idade a utilizar o WhatsApp, Facebook e Instagram o que, segundo o estudante, "ajudou um pouco eles na pandemia e supriu a falta da convivência".
Vendo a situação causada pela chegada do vírus, Vargas decidiu agora averiguar seus impactos no cotidiano dos idosos.
A pesquisa ainda está em desenvolvimento e os dados são coletados por meio das respostas de idosos a um formulário disponibilizado online. Segundo Vargas, é preciso de uma quantidade grande de respostas para poder produzir a pesquisa.
Se você tem 60 anos ou mais e puder contribuir com o estudo, pode participar através do link: https://forms.gle/aqWQoWEqpzARFHzcA.
Deixe seu comentário