Especialização
Primeiro doutorado da Uergs é aprovado pela Capes
Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O programa conta atualmente com 20 docentes divididos em quatro linhas de pesquisa.
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) conquistou a aprovação para a abertura do seu primeiro curso de doutorado. A proposta elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) da instituição foi chancelada pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), instância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) responsável pelas análises das propostas de novos cursos. O resultado das avaliações foi publicado na segunda-feira, 10/7. O Doutorado Profissional em Educação ofertado pela Uergs também será o primeiro dessa área na Região Litoral Norte.
O PPGed foi aberto em 2017 com a oferta do Mestrado Profissional em Educação, na Unidade Universitária da Uergs Litoral Norte - Osório. O programa conta atualmente com 20 docentes divididos em quatro linhas de pesquisa: Contextos e Cotidianos Educacionais e a Formação das Docências; Arte em Contextos Educacionais; Direitos Humanos, Educação e Tecnologias; Educação, Culturas, Linguagens e Práticas Sociais.
De acordo com a atual coordenadora do PPGed, Sita Mara Sant’Anna, o Mestrado Profissional em Educação acolhe uma demanda significativa, pois a maior parte dos mestrandos são docentes que atuam na Educação Básica. Em seis anos, o programa já formou mais de 100 mestres. “A aprovação do Doutorado consolidará o PPGed, que contribuirá ainda mais com o desenvolvimento regional, por meio de formação humana qualificada em pesquisas aplicadas e engajadas em educação”, comemora.
Para que uma proposta de doutorado seja aceita, entre outros requisitos, é necessário que o programa de pós-graduação proponente apresente uma significativa produção científica, tanto de docentes quanto de discentes. Além disso, é preciso que o Mestrado vinculado ao programa obtenha conceito a partir de 4, numa escala de 1 a 5.
Nos primeiros anos do Mestrado Profissional em Educação, foram produzidos mais de 150 artigos acadêmicos a partir de projetos de pesquisa e de outras ações que também envolvem o ensino e a extensão universitária. E em sua primeira avaliação pela Capes, referente ao quadriênio 2017-2020, o Mestrado obteve o conceito 4.
Por se tratar de um novo curso da universidade, agora a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs deverá encaminhar a proposta do Doutorado ao Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, para o reconhecimento do curso nessa instância. Após esse reconhecimento, será organizado o edital para a abertura da primeira turma.
Deixe seu comentário