URUGUAIANA JN PREVISÃO

Biomecânica

Professor da Unipampa participa de congresso na África do Sul

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O professor proferiu a palestra de abertura do 3º congresso da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica.

Entre os dias 11 e 14 de setembro, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, Felipe Carpes, participou do 3º Congresso da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica, onde ministrou a palestra de abertura do evento.

O docente teve a oportunidade de visitar a Universidade Nelson Mandela, em Porto Elizabeth, na África do Sul, a convite da Sociedade Sul-Africana de Biomecânica. Durante a visita, Carpes participou de um workshop sobre avaliação biomecânica do movimento humano e atuou como conselheiro na assembleia geral da sociedade, que trabalha para fortalecer a colaboração entre diferentes centros de estudos na África do Sul e reforçar a sociedade nacional.

O professor Carpes foi convidado para o evento devido ao seu histórico de forte interação internacional, experiência reconhecida na gestão de pesquisa científica e tecnológica, bem como seu papel de liderança no Brasil, América do Sul e agora na comunidade internacional.

Segundo ele, “a África do Sul está passando por um processo muito semelhante ao que o Brasil enfrentou algumas décadas atrás, onde existe uma infraestrutura inicial para pesquisa e desenvolvimento em biomecânica, mas o acesso ao ensino superior ainda é muito elitizado e pouco inclusivo, criando um ambiente com pouca diversidade, o que reconhecidamente prejudica o desempenho acadêmico”.

Durante sua estadia na África do Sul, Carpes teve a oportunidade de conversar com diferentes profissionais e estudantes, orientando, prestando mentoria e auxiliando grupos a estabelecer metas para o crescimento. Em sua palestra de abertura, o professor abordou o tema da gestão de sociedades científicas e como o crescimento dessas sociedades localmente pode destacar seus membros globalmente.

“O fato de sabermos que muito do que realizamos no passado e planejamos para o futuro da Unipampa pode também servir como plano de fundo e exemplo para outros países que enfrentam dificuldades semelhantes às nossas é, de certa forma, uma motivação para continuar buscando o crescimento e, com isso, incentivar o desenvolvimento de outros grupos e indivíduos”, afirmou o professor.

A Unipampa e o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) do Campus Uruguaiana têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no desenvolvimento da biomecânica em diversas regiões do mundo, especialmente em áreas onde a formação e a qualificação de recursos humanos são limitadas.

Este papel tem sido consolidado nos últimos dez anos, período em que o professor da Unipampa, Felipe Carpes, desempenhou funções de liderança na International Society of Biomechanics, sociedade na qual o docente foi recentemente eleito presidente.

10ª CRE participa de formação sobre o programa Jovem do Futuro Anterior

10ª CRE participa de formação sobre o programa Jovem do Futuro

Noite da Cultura Gaúcha encerrou a Semana Farroupilha no município Próximo

Noite da Cultura Gaúcha encerrou a Semana Farroupilha no município

Deixe seu comentário