URUGUAIANA JN PREVISÃO

EDUCAÇÃO

Professora e alunos da Barra do Quaraí se destacam em Olimpíada

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A professora de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Imas dos Santos, da Barra do Quaraí, Maria Aparecida Maia de Mello, e os estudantes do oitavo ano João Henrique Maidana Machado, Andrey Gonçalves Simon e Josoé Otaran Torman se destacaram na 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Osbma). A escola fica no distrito de Guterres, na Barra.

A Olímpiada é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e esta é a terceira vez consecutiva que os participantes do municipio vizinho de Uruguaiana se destacam na etapa regional, que acontece de dois em dois anos.

O destaque regional da 9º Obsma foi vencido na modalidade Ensino Fundamental, na categoria Produção de Texto, com o texto "Thomas e o Agroapocalipse Zumbi". A professora e os estudantes superaram concorrentes de todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Maria falou a reportagem do CIDADE sobre a participação na Obsma. "A participação na olimpíada é uma das coisas que me motiva bastante. Só de participar, ver o envolvimento dos alunos nessas propostas... Faz o diferencial no dia a dia deles, quando eles conseguem relacionar o seu contexto social com o conteúdo que é trabalhado em sala de aula. É uma satisfação para nós enquanto professoras", comemora. "Fiquei bastante contente porque isso motiva bastante. É uma forma da gente enxergar a valorização dos professores na educação básica e no trabalho que desenvolvem", acrescenta.

Maria e um dos estudantes que submeteram a redação ainda vão concorrer a etapa nacional da olimpíada, que acontece no Rio de Janeiro. Eles embarcam para a semana de premiação no dia 25 de novembro, passarão por uma semana de atividades culturais e científicas na capital carioca e a premiação nacional acontece no dia 28/11. Tudo custeado pela Fiocruz, que promove a olímpiada. "A gente sabe que a área de educação precisa ainda passar por bastante avançados e ter cada vez mais investimentos", pontua. "Para a gente que está em uma escola que é no interior de um município pequeno é bastante gratificante ter um resultado positivo. A gente vem vindo já de uma caminhada que vem sendo construída gradativamente e aos pouquinhos a gente vai colhendo os resultados", avalia.


O tema

A redação submetida foi uma história ilustrada com desenhos e faz uma crítica aos agrotóxicos. A professora explicou mais sobre o tema. "É uma crítica a essa liberação dos agrotóxicos, que são proibidos mundialmente e foram liberados no Brasil. A gente critica um pouco a questão desse pacote do veneno que surgiu, que vai acarretar alguns malefícios para a saúde dos seres humanos", explica. "Nesse contexto, acontece o episódio do 'Thomas e o Agroapocalipse Zumbi'. Ele acontece em um cenário na zona rural, no qual o personagem se depara com um trabalhador rural que foi contaminado com esses agrotóxicos, mas esse trabalhador já começa a se transformar em zumbi, e aí começa todo um apocalipse na cidade e eles tentam reverter isso", complementa.

Anterior

Unipampa oferece 400 vagas para Especializações

Entrega de troféus e medalhas é marcada pela emoção dos estudantes Próximo

Entrega de troféus e medalhas é marcada pela emoção dos estudantes

Deixe seu comentário