Fisioterapia
Projeto da Unipampa espalha poesias pela cidade
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Um projeto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está espalhando poesias pelo município de Uruguaiana. O "Ponto Poético" é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia realizado por 13 alunos que visa disseminar cultura para a população de uma maneira descontraída e surpreendente.
De acordo com o professor e tutor do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Fisioterapia da Unipampa, Franck Maciel Peçanha, a iniciativa busca disseminar a poesia na comunidade e, com isso, proporcionar momentos em que a arte possa cumprir a sua função de criar momentos de reflexão; provocação, alívio e compreender o mundo e a possibilidade de criação de novas realidades.
O PET é composto por acadêmicos que, além de todas as atividades obrigatórias da graduação, desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão. O grupo possui dois objetivos principais: um deles é melhorar a formação intelectual e cultural dos alunos que desenvolvem a atividade. Segundo o Professor "para desenvolver a ação, os alunos precisam pesquisar os poetas, selecionar poemas e escolher os principais pontos da cidade para expô-los". O outro objetivo é proporcionar aos leitores momentos de contemplação através das poesias.
O projeto, por ser itinerante, irá percorrer todos os bairros do município. Atualmente, as poesias estão na região central da cidade. A partir deste final de semana, o projeto estará nos pontos de ônibus do bairro João Paulo II e da Rua Pinheiro Machado. Futuramente, o "Ponto Poético" também chegará as escolas de Uruguaiana.
O Tutor também explica que atualmente os participantes estão disseminando poemas de poetas e poetisas reconhecidos nacionalmente. Contudo, futuramente os planos é que entrem em exposição poesias de autores e autoras do Rio Grande do Sul, da América do Sul, entre outros.
Franck conta que o "Ponto Poético" já foi realizado antes. No entanto, devido à pandemia, as atividades foram encerradas. Neste ano, a iniciativa foi retomada e não há previsão para o encerramento. O objetivo, segundo ele, é que este seja um projeto permanente.
Deixe seu comentário