URUGUAIANA JN PREVISÃO

Fisioterapia

Projeto da Unipampa espalha poesias pela cidade

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Um projeto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está espalhando poesias pelo município de Uruguaiana. O "Ponto Poético" é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia realizado por 13 alunos que visa disseminar cultura para a população de uma maneira descontraída e surpreendente.

De acordo com o professor e tutor do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Fisioterapia da Unipampa, Franck Maciel Peçanha, a iniciativa busca disseminar a poesia na comunidade e, com isso, proporcionar momentos em que a arte possa cumprir a sua função de criar momentos de reflexão; provocação, alívio e compreender o mundo e a possibilidade de criação de novas realidades.

O PET é composto por acadêmicos que, além de todas as atividades obrigatórias da graduação, desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão. O grupo possui dois objetivos principais: um deles é melhorar a formação intelectual e cultural dos alunos que desenvolvem a atividade. Segundo o Professor "para desenvolver a ação, os alunos precisam pesquisar os poetas, selecionar poemas e escolher os principais pontos da cidade para expô-los". O outro objetivo é proporcionar aos leitores momentos de contemplação através das poesias.

O projeto, por ser itinerante, irá percorrer todos os bairros do município. Atualmente, as poesias estão na região central da cidade. A partir deste final de semana, o projeto estará nos pontos de ônibus do bairro João Paulo II e da Rua Pinheiro Machado. Futuramente, o "Ponto Poético" também chegará as escolas de Uruguaiana.

O Tutor também explica que atualmente os participantes estão disseminando poemas de poetas e poetisas reconhecidos nacionalmente. Contudo, futuramente os planos é que entrem em exposição poesias de autores e autoras do Rio Grande do Sul, da América do Sul, entre outros.

Franck conta que o "Ponto Poético" já foi realizado antes. No entanto, devido à pandemia, as atividades foram encerradas. Neste ano, a iniciativa foi retomada e não há previsão para o encerramento. O objetivo, segundo ele, é que este seja um projeto permanente.


Inscrições abertas para curso técnico em Agropecuária Anterior

Inscrições abertas para curso técnico em Agropecuária

Copavet arrecada 700kg de ração para cães Próximo

Copavet arrecada 700kg de ração para cães

Deixe seu comentário