URUGUAIANA JN PREVISÃO

programa Jovem Senador

Quem é a estudante uruguaianense que representará o RS no Senado

Divulgação 10ªCRE imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ana Luísa Pìres é aluna do 3º ano do Ensino Médio do Instituto de Educação Ferrari Valls.

Foi elegendo a importância do acesso à informação, da família e do impacto da pandemia da covid-19 como fundamentais para o tema “Saúde mental das escolas públicas”, que a estudante Ana Luísa Pires Garcia, do Instituto Elisa Ferrari Valls, venceu o Concurso de Redação do Senado Federal. A jovem de 17 anos cursa o 3º ano do Ensino Médio e representará o Rio Grande do Sul na Casa Legislativa. Ao todo foram mais de 12,7 mil redações enviadas e 131 escolas estaduais envolvidas.

A estudante foi orientada pela professora Gisleine Grafolin. O edital de regulamento do Concurso Jovem Senador oportunizou um professor orientador que atua na escola, de qualquer disciplina tendo vínculo com a respectiva secretaria de educação, para ser o orientador do estudante.

“Tive o privilégio de receber o convite da aluna Ana Luiza para ser sua orientadora, foram muitos desafios, escrita e reescrita, estudo por parte da aluna para aprofundar seus conhecimentos, envio e reenvio do preenchimento da ficha de inscrição, e finalmente o resultado final surpreendente”, destaca a professora.

A professora salienta que o Instituto Elisa Ferrari Valls já teve outras representações no concurso e diz afirma que outros desafios vêm pela frente, “em 2018 tivemos a aluna Bibiana, sob a orientação da professora Suely, representando o Estado no concurso Jovem Senador e agora a aluna Ana Luiza. Para a última etapa no Senado, precisamos levar uma ideia que poderá ser discutida nas comissões temáticas na sessão plenária, que será mais um desafio”.

Com uma grande afinidade com as matérias de exatas, como matemática e química, Ana Luísa também demonstra muita facilidade com a escrita, “leio muito e tenho facilidade para escrever”, revela a estudante. Ana Luísa é apaixonada por livros policiais e fã de autoras como Thalita Rebouças e Agatha Christie, além de já ter escrito um livro chamado Judith, a menina com chifres. “O livro que escrevi trabalha a questão da inclusão. É importante que todas as pessoas, com deficiência ou não, possam ser aceitas”, explica. “Estou muito feliz por esse momento. Adoro política e ser um jovem senador é uma grande oportunidade. Quero conhecer tudo que eu puder por lá.”

A aluna também destaca algumas reflexões feitas durante a construção do texto, “na construção da minha redação, procurei estudar sobre saúde mental nas escolas públicas através de vídeos, artigos e perguntando para pessoas que entendem do assunto ou sofrem de algum tipo de doença mental. Depois de me aprofundar no tema, estudei a estrutura da redação dos vencedores das edições passadas e exercitei uma prática contínua de estudos”.

 Durante a Semana de Vivência Legislativa, Ana Luísa, representando o Rio Grande do Sul, e os demais jovens senadores terão a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo, discutindo e propondo ideias para novas leis. As propostas apresentadas e aprovadas pelos jovens senadores seguirão para tramitação no Senado, através da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A “Semana de Vigência Legislativa”, acontecerá no período de 21 a 25/8 em Brasília.

Jovem Senador

O programa Jovem Senador é uma atividade exclusiva para alunos de escola pública com idade máxima de 19 anos. O trabalho é uma redação dissertativa – argumentativa com até trinta linhas. Esse ano o tema foi “Saúde Mental nas escolas públicas”,

O programa selecionou 27 alunos, um de cada unidade da federação, para passarem uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado.

10º CRE realiza formação de Atendimento Educacional Especializado Anterior

10º CRE realiza formação de Atendimento Educacional Especializado

Cursos de graduação da UFRGS recebem conceito 5 Próximo

Cursos de graduação da UFRGS recebem conceito 5

Deixe seu comentário