Comunicação Social
Rádio da Unipampa recebe autorização para funcionar
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou na última sexta-feira, 5/11, o ato que autoriza a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) a explorar os serviços de telecomunicações da Rádio Universitária. A rádio será implantada no Campus São Borja com o apoio dos cursos de graduação da área de Comunicação Social, no entanto ela estará ligada aos dez campi, funcionando como um veículo de comunicação da Instituição. Para a implantação ainda falta a autorização do Ministério das Telecomunicações e a assinatura do contrato.
De acordo com o professor da Unipampa, Leandro Comasseto, um dos pioneiros na implantação da Rádio, o projeto iniciou em 2011, quando um grupo de professores visualizou no Plano Básico de Rádio Difusão, do Ministério das Telecomunicação, a disponibilidade de canais educativos para Bagé, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
Ele conta que a Universidade entrou com o processo solicitando, para esses cinco municípios, uma emissora educativa. Na época foi pensada a criação de uma cadeia de rádios da Unipampa, porque a importância do veículo de comunicação é justamente esse: promover e intensificar a aproximação da Universidade e da comunidade. Além da Unipampa se fazer mais presente na comunidade, divulgar seus projetos e ações, intensificar as parcerias com a comunidade.
O diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden afirma que "faz 10 anos que a gente vem trabalhando para que essa emissora seja uma realidade. Vai ser um importante meio de comunicação que vai nos ligar ainda mais à comunidade local e regional. Vai propiciar que a gente possa estar mais próximo da comunidade no dia a dia, de forma mais efetiva. A rádio também vai funcionar como um instrumento de divulgação das ações do Campus".
O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, ressalta que existe a expectativa de que a emissora possa iniciar ainda no próximo ano. "A nossa expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2022 ela entre em operação. Ela estará vinculada ao Curso de Comunicação Social, mas a reitoria dará suporte. Ela servirá a toda a comunidade e como mais um instrumento de ensino, pesquisa e extensão".
Deixe seu comentário