Marilia Sanchotene
Realizada primeira parada pedagógica sobre primeiros socorros
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Realizou-se oficinas de sensibilização e orientação com mais de 100 profissionais.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental do Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice, realiza o projeto de extensão “Primeiros Socorros na Escola”, um macroprojeto do Curso de Enfermagem, cujo objetivo é inserir os discentes nos processos de gestão e educação em saúde, da rede de urgência e emergência do município.
“O projeto surgiu pela necessidade de capacitação e desenvolvimento de professores, alunos e responsáveis, quanto à noções de primeiros socorros, mediante a implementação da Lei Lucas (2018)” destaca a coordenadora do projeto, professora Cristiane Moraes.
Desta forma, no dia 24/3 foi realizada a Primeira Parada Pedagógica sobre Primeiros Socorros, na Escola Municipal Marília Sanchotene Felice, onde realizou-se oficinas de sensibilização e orientação com mais de 100 profissionais. Participaram da atividade, a Professora Cristiane Moraes, a Técnica em Assuntos Educacionais Daniela Acunha e oito acadêmicos de enfermagem e medicina da Unipampa.
Tendo em vista que os alunos vinculados ao projeto de extensão já possuem vivências frente o cuidado de pacientes críticos, e são constantemente capacitados para situações de urgência e emergência, foi realizado contato com a equipe do SAMU, a fim de estabelecer parceria e colocar em prática um projeto que contemplasse as necessidades de treinamento e desenvolvimento para atuação em situações do dia-a-dia, mas que podem trazer algum dano ou sequela, aos escolares.
“No momento, ainda estamos em processo de articulação dessa parceria com o SAMU, mas enquanto isso não é efetivado, as escolas que solicitarem ações educativas, serão contempladas com atividades educativas mediadas pelos integrantes do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cuidados Intensivos (LACIN), Curso de Enfermagem/UNIPAMPA”, revela a professora.
Para a docente, a inserção de acadêmicos, nos diferentes espaços de saúde e educação, do município de Uruguaiana, é um compromisso social por ela assumido, com vistas a propiciar o envolvimento e comprometimento discente com as necessidades de saúde e educação da população.
Lei Lucas
A lei trata da obrigatoriedade de um programa de treinamento em primeiros socorros aos profissionais de instituições de ensino no município. O projeto é semelhante a Lei Federal 13 722/18, que obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Apesar da legislação federal já impor tal treinamento, na prática, ela não é cumprida ou fiscalizada.
O objetivo é evitar que crianças percam a vida por falta de conhecimento daqueles que devem ser seus guardiões enquanto estão nas escolas. Como aconteceu com o menino Lucas Begalli, que motivou a criação da lei. Ele morreu aos dez anos, por asfixia mecânica, depois de se engasgar com um pedaço de salsicha do cachorro-quente servido como lanche durante um passeio escolar.
Deixe seu comentário