Unipampa
Residentes atuam em força-tarefa em Roca Sales
Desde o domingo, 24/9, oito residentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana estão na cidade de Roca Sales em uma força-tarefa para ajudar o município atingido pelas enchentes do início do mês.
O grupo é composto por profissionais dos Programas de Residência da Unipampa: um nutricionista, um enfermeiro e um fisioterapeuta do Programa de Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência; um psicóloga e um educador físico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva; dois médicos veterinários da Residência em Medicina Veterinária e um veterinário do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.
Os residentes estão sendo acompanhados pela professora Fernanda Bruxel (farmacêutica) e a professora Camila Gonçalves (psicóloga) e também estão realizando atividades na região do Vale do Taquari pela Força Nacional do SUS. As professoras foram para a região na semana passada e fizeram o reconhecimento do local e das necessidades. Os residentes foram no último domingo e voltarão no próximo, dia 1/10.
A Unipampa está com veículo oficial acompanhando os residentes, mas contou com apoio das empresas de ônibus Planalto e Expresso Azul no transporte de uma parte dos residentes.
A diretora do campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, revela como aconteceu a iniciativa, “logo após a catástrofe, a Unipampa se colocou à disposição para auxiliar a região do Vale do Taquari. No início, os municípios estavam muito fragilizados e não tinham condições de receber os voluntários de cidades mais distantes, por não terem condições de alojamento. Roca Sales foi um dos municípios mais afetados e uma parcela bem significativa dos profissionais de saúde também perderam as suas casas. Além disso, o município tem um extenso território rural”.
Os residentes estão auxiliando a equipe de saúde local e alinhados com a Força Nacional do SUS e os Médicos Sem Fronteiras para atendimento das demandas do hospital e atendimento domiciliar.
Cheila também salienta que, “a equipe aborda a saúde única, considerando que a saúde humana, animal e ambiental estão conectadas e o que aconteça com cada um deles, afetará as demais”.
Deixe seu comentário