URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unipampa

Residentes atuam em força-tarefa em Roca Sales

Desde o domingo, 24/9, oito residentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana estão na cidade de Roca Sales em uma força-tarefa para ajudar o município atingido pelas enchentes do início do mês.

O grupo é composto por profissionais dos Programas de Residência da Unipampa: um nutricionista, um enfermeiro e um fisioterapeuta do Programa de Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência; um psicóloga e um educador físico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva; dois médicos veterinários da Residência em Medicina Veterinária e um veterinário do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.

Os residentes estão sendo acompanhados pela professora Fernanda Bruxel (farmacêutica) e a professora Camila Gonçalves (psicóloga) e também estão realizando atividades na região do Vale do Taquari pela Força Nacional do SUS. As professoras foram para a região na semana passada e fizeram o reconhecimento do local e das necessidades. Os residentes foram no último domingo e voltarão no próximo, dia 1/10.

A Unipampa está com veículo oficial acompanhando os residentes, mas contou com apoio das empresas de ônibus Planalto e Expresso Azul no transporte de uma parte dos residentes.

A diretora do campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, revela como aconteceu a iniciativa, “logo após a catástrofe, a Unipampa se colocou à disposição para auxiliar a região do Vale do Taquari. No início, os municípios estavam muito fragilizados e não tinham condições de receber os voluntários de cidades mais distantes, por não terem condições de alojamento.  Roca Sales foi um dos municípios mais afetados e uma parcela bem significativa dos profissionais de saúde também perderam as suas casas. Além disso, o município tem um extenso território rural”.

Os residentes estão auxiliando a equipe de saúde local e alinhados com a Força Nacional do SUS e os Médicos Sem Fronteiras para atendimento das demandas do hospital e atendimento domiciliar.

Cheila também salienta que, “a equipe aborda a saúde única, considerando que a saúde humana, animal e ambiental estão conectadas e o que aconteça com cada um deles, afetará as demais”.

UFSM divulga conteúdos do vestibular 2024 Anterior

UFSM divulga conteúdos do vestibular 2024

Escola Dom Fernando Mendes Tarragó realiza Feira Cultural Próximo

Escola Dom Fernando Mendes Tarragó realiza Feira Cultural

Deixe seu comentário