URUGUAIANA JN PREVISÃO

Município

Secretaria de Educação aposta na eficácia das atividades remotas

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou em abril a realização das atividades remotas junto à comunidade escolar. A operação de entrega das atividades escolares remotas programadas pela Rede Municipal de Ensino já foi iniciada e vem demonstrando sua eficácia com a evolução dos dias, segundo a pasta.

O ajuste da organização e distribuição destas atividades foi orquestrado pelas direções e coordenações pedagógicas por meio de reuniões virtuais com os professores, cada uma adaptando o funcionamento às suas próprias realidades, como é o caso da periodicidade da entrega, que ocorre ora de forma quinzenal, ora semanal. Cada equipe diretiva também definiu com seu corpo docente quais tipos de atividades e estratégias seriam utilizadas para que os alunos recebessem as atividades: algumas optaram pelo uso da internet, encaminhando o material pedagógico por e-mail e WhatsApp; outras preferiram convocar os pais e responsáveis a retirarem as atividades no endereço das escolas.

No caso específico da Educação Infantil, a Semed tem conseguido atingir as cerca de 4.900 crianças registradas no Ensino Público, que desta maneira conseguem manter, em casa, o desempenho igual ou superior do que era demonstrado em sala de aula. "Acreditamos que o fato da criança já estar acostumada ao seu ambiente residencial reflete na produção das atividades e até no desempenho do seu humor, o que auxilia, e muito, na realização das tarefas", informou a secretária de Educação, Maria Helena Bairros.

A pasta monitora o encaminhamento das atividades, por meio de reuniões virtuais, dando suporte às direções e coordenações pedagógicas mediante formações continuadas por área de aprendizagem. Desta forma os educandários têm conseguido encaminhar atividades que variam entre diversas áreas do conhecimento, como língua estrangeira, Educação Física e até mesmo o encaminhamento de atividades que contemplem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado aos alunos com deficiência. Na maioria das escolas, quando o trabalho contempla a atividade de pintar e/ou colorir, as equipes encaminham junto um kit com lápis e outros instrumentos que irão auxiliar na conclusão da mesma.

Para a efetivação da resolução das atividades, os professores solicitam que os pais encaminhem fotos do momento em que as crianças desenvolvem os trabalhos, o que tem servido como influência para que os responsáveis participem junto da execução com seus filhos, realimentando o vínculo entre os mesmos. "O resultado tem sido extremamente positivo e, o que tem nos entusiasmado é o engajamento tanto das crianças, quanto dos pais", assegurou a diretora da EMEI Monteiro Lobato, Eva Gonçalves.


Abertas as inscrições para o Enem 2020; confira demais datas Anterior

Abertas as inscrições para o Enem 2020; confira demais datas

Obra na subestação de energia elétrica da escola Ciep é concluída Próximo

Obra na subestação de energia elétrica da escola Ciep é concluída

Deixe seu comentário