Novo Ensino Médio
Suspensão não terá impacto direto na implementação do Ensino Médio Gaúcho
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Governo Lula alega que não houve diálogo no processo de aprovação e implementação do novo ensino médio.
O Ministério da Educação suspendeu por 60 dias a implementação do cronograma do novo ensino médio. A portaria com a suspensão foi publicada na quarta-feira, 5/4, no Diário Oficial da União. A suspensão foi publicada após a conclusão da consulta pública para avaliar e reestruturar a política nacional.
Em pronunciamento, o ministro da educação, Camilo Santana disse que houve muita reclamação durante o processo de implementação do cronograma. “O processo da implantação do novo ensino médio foi atropelado e há uma reclamação muito forte dos setores. Vamos manter o diálogo." O ministro também justificou que a suspensão seria necessária para analisar os problemas da reforma. Depois disso, será tomada decisão definitiva, segundo Santana. “Avaliamos que houve erro na condução da execução da reforma. Não houve orientação, não houve formação de professores, nem adaptação para infraestrutura das escolas. Não se faz uma mudança no ensino de uma hora para outra”.
A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) afirma que “estão em análise as definições da matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para 2024, ambos de competência do Governo Federal”.
Segundo a coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sara Elizeth Duzac Cardoso, conforme as orientações recebidas pela Seduc, “esta medida não terá um impacto direto na implantação do Ensino Médio Gaúcho no RS, tendo em vista que o 1º e o 2º ano do Ensino Médio já funcionam conforme a nova matriz curricular e seguirão sendo desenvolvidos desta forma, considerando o planejamento previsto para o ano, até que se tenha um resultado concreto a partir da consulta pública realizada pela União”, destaca.
A Seduc está monitorando o processo de implementação, realizando escutas com gestores, professores, estudantes e comunidade escolar no sentido de mapear e aprimorar o contexto da implementação do Novo Ensino Médio, suas potencialidades e os desafios, para a realização de melhorias.
Deixe seu comentário