Curso de medicina
Ulbra anuncia a abertura de 480 novas vagas em Medicina no RS
Marcelo Casagrande imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O vestibular da instituição irá receber inscrições até hoje.
Na última terça-feira, 2/5, a Rede Ulbra de Educação anunciou a abertura de seis novos cursos de medicina, destes, três são no Rio Grande do Sul, os demais serão no norte do país, nos Estados do Amazonas, Pará e Tocantins. No total, para o RS são 480 vagas em graduações médicas criadas recentemente nos municípios de Porto Alegre, Gravataí e São Jerônimo
O critério de seleção dos candidatos será a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem ser usadas provas realizadas entre 2014 e 2022. As inscrições podem ser feitas até hoje, 5/5. A divulgação dos classificados está prevista para a próxima sexta-feira, 12/4, e o início das aulas para o dia 22/5.
De acordo com o diretor dos cursos de Medicina da Rede Ulbra de Educação, o médico Marcelo Guerra, de início, os cursos ofertados no RS irão oferecer apenas três disciplinas teóricas com previsão de conclusão até julho. Por isso, o valor inicial do curso está abaixo da média para as mensalidades de graduações na área: R$3.700,44.
Guerra reforça que a autorização para a abertura das 480 vagas foi concedida com base nas regras do Ministério da Educação (MEC) para cursos de Medicina, que levam em conta a quantidade de leitos hospitalares disponíveis para cada região de saúde no Estado. A quantidade – 160 por unidade – é superior à oferta de vagas em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a mais tradicional do RS na área, que oferece 140 vagas anuais.
A abertura dos cursos ocorre após uma decisão da Justiça favorável à ampliação das vagas em Medicina oferecidas pela Ulbra, que já dispunha de uma graduação médica autorizada no município de Canoas, na Região Metropolitana.
Deixe seu comentário