Residentes
Unipampa certifica 16 novos residentes multiprofissionais na sexta-feira
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Perspectivas e desafios na atuação dos residentes nos serviços de saúde do município de Uruguaiana foi tema de debate entre os profissionais.
A Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana, está em processo de troca de residentes. Na sexta-feira, 10/3, será realizada uma cerimônia de encerramento da residência. Neste ano, 16 profissionais concluem o programa de residência que teve início em março de 2021. Os alunos dos programas recebem bolsas do Ministério da Educação (MEC) e trabalham por dois anos nos serviços de saúde do município.
Os alunos que receberão a certificação na sexta-feira são de residências Multiprofissionais do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva, Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência. “Nessas três áreas, são três programas de residência multiprofissional distintos que vamos certificar os alunos que concluíram as suas atividades. Eles são profissionais, como nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos e fisioterapeutas que atuaram durante esses dois anos nos serviços de saúde”, destaca a diretora do Campus Uruguaiana, professora Cheila Stopiglia.
Os serviços de saúde do município de Uruguaiana, especialmente o Hospital Santa Casa de Uruguaiana e as unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde foram os espaços de prática das atividades formativas desses pós-graduandos "Dessa forma, com essa parceria, os serviços de saúde recebem profissionais enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos (supervisionados por docentes da Unipampa) para atuarem nos serviços, sem a necessidade de nenhuma contrapartida financeira por parte do município", esclarece Cheila.
Os 16 profissionais que estão concluindo trabalharam com uma carga horaria de 60 horas, nessa carga horaria eles estudam e trabalham. “A Unipampa coloca sempre cerca de 40 profissionais a disposição por ano, que vem recursos diretamente do MEC para que os serviços de saúde ajudem a formar na pós graduação esses profissionais. Por já serem graduados, esses profissionais que estão nos serviços de saúde trazem uma importância e uma repercussão bem positiva para os nossos serviços de saúde do município” afirma a diretora.
O objetivo dos programas de residência é a cooperação intersetorial entre a Unipampa e os serviços de saúde, para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, atuando no Sistema Único de Saúde (SUS). A docente explica que, durante a sua formação, esses profissionais receberam bolsas de trabalho mensais, financiadas pelo Ministério da Educação (MEC), totalizando investimento anual superior a R$ 1,5 milhões de reais.
Para este novo grupo que entra além dos outros três programas, tem também o programa de residência em medicina veterinária, que na turma que está concluindo não teve em virtude de algumas alterações em razão da pandemia.
Novos residentes
No dia 6/3, se reuniram, no Campus Uruguaiana, os Coordenadores e docentes dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde, junto com os residentes da Turma ingressante em 2023. As boas vindas aos novos residentes foi idealizada pela Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), em parceria com os coordenadores dos programas.
Os 21 residentes das áreas da enfermagem, educação física, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e medicina veterinária participaram de diversas atividades de acolhida, dentre elas, destacam-se os diálogos promovidos sobre "Residências como estratégia de fortalecimento do SUS", mediada pela Psic. Ms. Sandra Maria Sales Fagundes, e, "O compromisso social e atuação nas políticas públicas de saúde e educação", mediada pela Psic. Dr. Andréia Garcia dos Santos.
Dentre essas e outras atividades, a acolhida contou a participação dos residentes do segundo ano, que mediram uma roda de conversa sobre as perspectivas e desafios na atuação dos residentes nos serviços de saúde do município de Uruguaiana.
De acordo com a Coordenadora da Coremu, a Professora Dra. Cristiane Lima de Moraes, a acolhida acontecerá até sexta-feira, 10/03, nos diferentes espaços de atuação dos residentes, dentre eles: Hospital Veterinário, Hospital Santa Casa de Uruguaiana, e os serviços da Atenção Básica e Saúde Mental vinculados a Secretaria Municipal de Saúde.
Deixe seu comentário