URUGUAIANA JN PREVISÃO

EXTENSÃO

Unipampa realiza projeto com atendimento a idosos

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Podem participar do projeto idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana, sob coordenação da professora Graziela Tavares, realiza o projeto “Ativa Idade”, um trabalho realizado pela docente, juntos dos acadêmicos e em prol dos idosos.

O projeto tem como objetivo a inserção da população idosa de Uruguaiana na Unipampa e, desta forma, criando um espaço de atuação junto aos idosos para os acadêmicos dos cursos de graduação da universidade. Durante a atividade são propiciados métodos, avaliação e tratamento dos problemas encontrados na população.

Podem participar do projeto idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A professora Graziela destaca que o trabalho com os idosos já acontecia antes da pandemia. “Já trabalho há quase doze anos com os idosos aqui em Uruguaiana. Na pandemia ele estava acontecendo em um grupo online, e agora estou começando a retomar as atividades presenciais na faculdade e cadastrando eles, pedindo para que venham fazer uma avaliação para a gente saber como está o estado de saúde deles e quais são as limitações que eles têm”, afirma. Antes da pandemia o projeto contava com uma média de 50 idosos participando.

Nesta semana aconteceram as primeiras inscrições e avaliações, e na semana que vem, será realizada mais uma etapa de inscrições. “Na terça feira da semana que vem pela manhã vou fazer as avaliações e depois a gente vai começar a fazer as atividades, que tem por objetivo promover equilíbrio, postura e junto proporcionar interação social para eles, que vem aqui para a faculdade e interagem com os alunos e auxiliam a eles no processo de aprendizagem”, destaca a docente.

A atividade já teve a participação de discentes de vários semestres e de diversos cursos como enfermagem, farmácia e medicina. Atualmente, as avaliações são realizadas por acadêmicos do sexto semestre do curso de fisioterapia e são voltadas ao equilíbrio e força muscular dos idosos.

Na próxima terça-feira, 24/1, será realizada mais uma etapa de inscrições e avaliações, no Laboratório 121 da Unipampa, no horário das 8h às 10h30. Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas o contato é através do e-mail grazielatavares@unipampa.edu.br ou pelo Instagram @prof_graziela_tavares.

A docente

Graziela Tavares possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2005), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) com período sanduíche em Sydney.

Atualmente é docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão em Saúde (UAB/Unipampa). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, envelhecimento, postura, equilíbrio, saúde coletiva, prevenção e promoção a saúde e qualidade de vida.

Grupo de Pesquisa da Unipampa completa 13 anos de atuação Anterior

Grupo de Pesquisa da Unipampa completa 13 anos de atuação

Estudos de recuperação iniciam em 8 fevereiro Próximo

Estudos de recuperação iniciam em 8 fevereiro

Deixe seu comentário