URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ciência

Grupo de Pesquisa da Unipampa completa 13 anos de atuação

O Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana está completando trezes anos de atuação em 2023. O grupo realiza estudos sobre a fisiologia da memória no sistema nervoso, o ensino da fisiologia e a popularização do conhecimento científico. 

Sob a coordenação da professora dra. Pâmela Carpes, o grupo tem como linhas de pesquisa a neurobiologia da memória em que são estudados os mecanismos envolvidos nos processos da aprendizagem e memória como: quais estratégias são eficazes na modulação da memória (exercícios físicos, novidades, diferentes fases da memória e quais regiões cerebrais participam dessas fases além dos processos de reconsolidação, reativação e extinção da memória. 

O grupo também estuda as doenças neurodegenerativas; o impacto da privação dos cuidados no início da vida, o ensino em fisiologia. Além de ter dois projetos de extensão que visa integrar a comunidade acadêmica com a população de Uruguaiana. Um dos projetos é o Pop Neuro, em que ocorrem ações de divulgação da neurociência nas escolas públicas de Educação Básica do município. E “Conhecendo mulheres que inspiram” no qual a divulgação de personalidades femininas e suas contribuições para a história da humanidade através da Websérie “Mulheres que inspiram”.  Disponível no canal do youtube do projeto de extensão. 

Atualmente o grupo é composto por quatro pesquisadores (docentes e técnico administrativo em Educação), dois pós-doutorandos, três alunos de doutorado, quatro alunas de mestrado e 15 alunos de iniciação científica, tecnológica, de extensão e ensino e uma aluna de Iniciação científica do ensino médio. Ao longo deste tempo, o grupo publicou mais de 100 artigos científicos, além de capítulos de livros de centenas de trabalhos apresentados em eventos. 

Nestes 13 anos foram mais de 120 estudantes de graduação e pós-graduação que já participaram dos projetos de pesquisa, ensino e extensão do GPFis. Estudantes estes de diferentes cursos do campus Uruguaiana (Ciências da Natureza, Enfermagem, Educação Física, Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia), e até de outros campi da Unipampa (já tivemos membros do campus São Gabriel e Alegrete, por exemplo).  

“Os diferentes projetos do GPFis têm impacto local, regional, nacional e/ou internacional. A maioria dos nossos projetos de pesquisa resulta em publicações em revistas internacionais que contribuem para elucidação de fenômenos científicos ainda não completamente compreendidos pela comunidade científica, de forma que, a pesquisa realizada aqui em Uruguaiana impacta nos rumos da ciência mundial.” afirma a profa. Pâmela 

Sobre a atuação do grupo de pesquisa nesses 13 anos “Acredito que conseguimos mostrar que é possível fazer ciência relevante internacionalmente, de excelente qualidade, em uma cidade do interior e distante dos grandes centros. Mostramos ainda, que a presença da universidade neste espaço pode trazer benefícios diretos para a comunidade local, no nosso caso, em especial, na área de Educação. Ainda sinto a necessidade de maior valorização da universidade pelo município e sua população. A Unipampa é uma das grandes riquezas de Uruguaiana, e deve ser reconhecida como tal.”, declara a professora. 


Capes oferece prêmio a estudantes do ensino superior Anterior

Capes oferece prêmio a estudantes do ensino superior

Unipampa realiza projeto com atendimento a idosos Próximo

Unipampa realiza projeto com atendimento a idosos

Deixe seu comentário