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MEC

Uruguaiana está no Escola em Tempo Integral

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A Escola Vasco Prado é uma das instituições que foram incluídas no programa pela Rede Municipal.

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta semana, o programa Escola em Tempo Integral já teve adesão de 59% das 27 unidades da Federação e de 49% dos municípios do país (2.745) e Uruguaiana está entre as cidades que aderiram ao programa.

O município possui atualmente cinco escolas em tempo integral, uma do município a Escola Alceu Wamosy e outras quatro da rede estadual, Escola João Baptista Lusardo, Escola Dr. João Fagundes, Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo e Escola Ernesto Dornelles.

Em relação as escolas da Rede Municipal, segundo a secretária municipal de educação, Maria Helena Bairros, mais nove educandários de Educação Infantil adentraram ao programa, são elas: Escola Cecilia Meireles, Escola Argemi Filho, Escola Cinderela,  Escola Marília Sanchotene Felice, Escola Mário Quintana, Escola Monteiro Lobato, Escola Tia Mercedes, Escola Tia Nina e Escola Vasco Prado.  A Rede Estadual não incluiu novas escolas no programa.

A secretária Maria Helena destaca a importância do turno integral nas escolas, “escolas em tempo integral devem apresentar propostas que promovam a evolução completa dos estudantes. Para isso, é necessário um projeto pedagógico cuidadosamente elaborado e instalações adequadas para práticas esportivas, artísticas e culturais”.

Muitos são os benefícios do período integral para as crianças e jovens, mas também precisam ser destacados os desafios deste método, “não podemos ignorar os riscos e pontos de atenção ao fazer uma transição desse porte no modelo de ensino de qualquer instituição. Precisamos de infraestrutura adequada assim como recursos humanos capacitados em áreas diferenciadas, importante ressaltar que essa transição diminui a oferta de vagas parciais. É muito importante que tenhamos esse atendimento para melhorar índices educacionais e preparar melhor nossos estudantes, mas atingir essa meta ainda precisa de investimentos na educação, com mais repasses para os municípios poderem atender essa meta”, revela a secretária.

A coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), Sara Cardoso, destaca que no Estado a implementação das escolas de turno integral envolve os estudantes do Ensino Médio, que possuem maior carga horária a ser cumprida. “Se não for tempo integral fica dilatado, pois teria que entrar mais cedo e sair mais tarde. Este é um dos pontos. Hoje nós temos na região das 60 escolas, seis que possuem o Ensino Médio em tempo integral”.

A coordenadora também revela os aspectos em relação a organização da estrutura de cada escola, “aqui no Estado nós vamos ter uma projeção de ano para ano da implantação, mas a gente pensa que não vão ser todas as escolas, até porque algumas não tem espaço para atender, não terão capacidade de ser de tempo integral, não vai ter espaço e não tem como absorver a quantidade de alunos”.

O período de adesão ao programa começou em 2/8 vai até o dia 31 do mesmo mês, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

Programa 

 O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, sua finalidade é viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.   

O programa visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.      

Além disso, a política inclui estratégias de assistência técnica para a oferta de um projeto-político-pedagógico que assegure o direito de crianças e jovens a uma formação integral de qualidade. O objetivo é ampliar e diversificar oportunidades educativas, socioemocionais, culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas.    

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